Estudantes de 196 escolas da rede estadual participam da Olimpíada Brasileira de Física

OBFEP

24.08.2017

Texto de Lucas Leite

Estudantes de 196 escolas da rede pública de Alagoas participam, nesta quinta-feira (24), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017 em todo o estado. Do número total, 172 unidades pertencem a rede estadual. O estado é o 2º colocado no número absoluto de inscritos, ficando atrás apenas do Ceará.

Entre as escolas participantes da OBFEP está a Moreira e Silva, localizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), que inscreveu 70 alunos. “A primeira fase foi um sucesso. Houve uma adesão muito boa na escola. Durante a semana que antecedeu à prova, realizamos um simulado para preparar melhor os nossos estudantes. Houve um envolvimento de todo o corpo estudantil, desde a direção aos alunos”, explica o professor de Física da Moreira e Silva, Eduardo Vieira de Almeida.

Maria Vitória Balbino da Silva, da 2ª série do Ensino Médio, relata que participar da OBFEP é um grande desafio. “A prova estava razoável. Muita coisa do que foi aplicada, nós vimos durante as preparações que tiveram na escola e, por isso, fomos mais preparados”, conta.

José Brenner Nascimento dos Santos, também participou da prova e declarou todo o seu amor pelos cálculos e resolução de problemas. “Gostei muito. Penso em cursar uma faculdade de Ciência da Computação. Gosto muito de resolver os problemas e procurar novas soluções para eles. Já estou ansioso para a próxima fase, que envolve experimentos”, informa Santos.

Provas – O gabarito da 1ª fase das olimpíadas será divulgado para os coordenadores estaduais até o próximo sábado (26). Os professores dos participantes que obtiveram a nota necessária para passar de etapa têm até o dia 31 de agosto para inscreverem os estudantes qualificados.

A segunda fase da OBFEP, voltada para os experimentos práticos com as leis da Física acontece em 21 de outubro. O resultado final está previsto para 28 de fevereiro de 2018.

Adesão – O Estado de Alagoas tem se tornado mais participativo nas competições estudantis a nível nacional. Um exemplo é que, de 2013 para 2016, os participantes de escolas públicas na OBFEP pulou de 41 para 132.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem incentivado essa participação e este ano teve 172 escolas inscritas da rede estadual, 8 campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 16 das redes municipais. No nível 1 (9º ano) foram 4.407 alunos inscritos e no nível 2 (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) 17.433 estudantes, um total de 21.840 alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.