Estudantes de Almas participam de lançamento de foguetes

Tocantins

17.05.2022

Josélia de Lima / Governo do Tocantins

Estudantes do Colégio Estadual Dr. Abner Pacini, localizado em Almas,  participaram dos experimentos de lançamento de foguetes como parte das atividades da 16ª  Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 

“Essas olimpíadas estão sendo realizadas com estudantes de todo o país e visa colocar em prática conhecimentos teóricos e multidisciplinares relacionados à Física, Química, Matemática, Geografia, Biologia, Astronomia e a conteúdos de sustentabilidade. Essa atividade foi importante para o processo de ensino e de aprendizagem”, explicou o professor Robson Barreira Soares. 

A Mostra de Foguetes é organizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).  Estão participando alunos do ensino fundamental e médio.

Os estudantes do Colégio Abner Pacini confeccionaram os foguetes com a utilização de garrafas pets. “Realizamos todos os anos o lançamento de foguetes na escola. A proposta é trabalhar os diversos componentes curriculares e também desenvolver a consciência ambiental”, frisou a diretora Luciana Castro. 

A estudante Yasmim França comentou a sua participação. “Achei incrível, foi uma ação divertida. Quando o professor Robson propôs a reutilização de materiais na confecção dos foguetes, observamos que aprendemos muito”, contou. 

O nível de dificuldades de confecção dos foguetes e a distância de lançamento dependem do nível das turmas, a atual mostra está dividida em quatro níveis. Todas as recomendações estão no regulamento disponível no http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=6&pag=conteudo&m=s.

Os estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio que obtiverem destaques serão convidados para participarem da Jornada de Foguetes, a ser realizada na cidade de Barra do Piraí, RJ. Além disso, serão distribuídos troféus e medalhas. 

As escolas inscritas na 16ª MOBFOG têm até o próximo dia 20 para realizarem as atividades de lançamentos.