Estudantes de Apaes do Tocantins participam de Mostra Artístico-Cultural no encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Tocantins

30.08.2021

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Com apresentações de música, dança e exposição em telas e pinturas, estudantes de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Tocantins participaram de uma Mostra Artístico Cultural das Apaes, neste sábado, 28, em um shopping de Palmas. O evento encerrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no Tocantins, realizada no período de 21 a 28 de agosto.

No estado, as ações da Semana são de iniciativa da Federação das Apaes do Estado do Tocantins (Feapaes-TO) e das Escolas Especiais, que desenvolvem mobilizações voltadas para à pessoa com deficiência, com intuito de abrir debates e colocar a sociedade e poder público em reflexão quanto às potencialidades da pessoa com deficiência, e  seus direitos  de igualdade para inclusão.

Participaram do momento cultural na Capital, estudantes das Apaes de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Miranorte, Colmeia e Tocantinópolis, que se divertiram e encantaram o público com apresentações de músicas e danças. “Nós temos limitações, mas somos eficientes. Precisamos dessa oportunidade para mostrar que somos capazes” destacou o autodefensor estadual, Ney Marques.

Estudante da Apae de Colmeia, Tenaelb Pereira Bezerra expôs tela premiada no Congresso Nacional de Manaus (AM) e finalizou uma pintura durante o evento. “Aprendi a pintar na Apae há dois anos e hoje participo de exposições. É importante eventos como esse para divulgar o nosso trabalho para a sociedade”, afirmou o aluno que tem deficiência intelectual.

A cadeirante Amanda Guedes, que nasceu com paralisia cerebral, foi uma das artistas do evento e finalizou a obra sob os cuidados da mãe, Aparecida Guedes. “Ela ama as atividades da Apae. Ficou muito feliz em mostrar o trabalho dela. Esse momento é importante porque chama a atenção para a valorização do trabalho realizado nas Apaes”, frisou Aparecida, que também é presidente da Apae de Palmas.

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, acompanhou as apresentações e destacou que a iniciativa visa fortalecer cada vez mais as ações educacionais. “Reconhecemos o quanto é importante celebrar essa semana. É um momento para refletirmos sobre as políticas voltadas a pessoas com deficiência, de reconhecer todos os desafios já superados, mas também de avançar em novas estratégias que precisam ser planejadas e executadas. O Governo do Tocantins tem orgulho de ser parceiro dessas importantes instituições que transformam a vida das pessoas e, consequentemente, contribuem com o desenvolvimento do estado”, pontuou.

Programação

Durante a semana, escolas e Apaes de todo o estado promoveram diversas ações para lembrar a importância da data, que neste ano teve como tema “É tempo de transformar  conhecimento em ação”.

Segundo a presidente da Feapaes-TO, Marciane Machado, foram promovidas atividades de conscientização e debates em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “Foram sete dias de mobilização intensa envolvendo todas as Apaes, com apresentações por meio de lives, seminários, palestras, carreatas, drive-thru, demonstrando o potencial e o trabalho desenvolvido pelas Apaes”, destacou.

O Governo do Tocantins, por meio da Seduc, tem parceria com 31 Apaes, por meio do Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, as quais ofertam atendimento de saúde e educação, por meio das Escolas Especiais conveniadas.

Educação Especial

A Seduc assegura o ingresso, o acesso, a permanência e aprendizagem dos alunos com deficiência em seu sistema de ensino, tanto do ensino regular como no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que acontece no contra turno ao ensino regular, por meio das Salas de Recursos Multifuncionais. No Tocantins são aproximadamente 391 salas de Recursos Multifuncionais distribuídas em 193 unidades escolares, para atender estudantes que necessitam de atendimento de profissionais especializados.

Nas unidades escolares, a Seduc conta com professores auxiliares e intérpretes para atendimentos especializados com apoio e acompanhamento aos estudantes.  A rede estadual tem, matriculados, 6.923 estudantes com Deficiência Intelectual e 871 com Deficiência Múltipla.

A Pasta também conta com Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)  – Márcia Dias Costa Nunes, com sede em Palmas, para atendimento dos estudantes, familiares e comunidade.

Formação

Primando pelo aperfeiçoamento dos profissionais da Educação, a Seduc tem ofertado vagas de mestrado e doutorado em Modelagem Computacional de Sistemas, cursos de pós-graduação Lato Sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA), cursos de curso de extensão em Atendimento Educacional Especializado e Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado: Deficiências Intelectual e Múltipla Sensorial, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Ministério da Educação (MEC).

Apoio a paratletas

Por meio da Superintendência de Esportes, Juventude e Lazer, a Educação apoia os paratletas tocantinenses em competições estaduais, nacionais e internacionais. Entre as ações, está a realização dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) que anualmente reúnem centenas de estudantes com algum tipo de deficiência física ou intelectual, evento classificatório para as Paralimpíadas Escolares Brasileiras.

A Pasta também tem apoiado o Instituto Reviver, de Palmas, na realização de eventos e participações em competições.