Estudantes de Cristalândia participam do Congresso de Pesquisadores Negros, em Manaus

Tocantins

03.09.2025

Um grupo de alunos do Colégio Estadual de Cristalândia está participando do Congresso Nacional de Pesquisadores Negros da Região Norte, que está sendo realizado em Manaus, Amazonas.

Do Tocantins, estão participando os estudantes Maria Helena de Matos, Keila Coutinho e Thyago Ribeiro; além da professora de História, Elizabeth Aires Leite, a educadora Karoline de Oliveira Rebouças, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER), da Secretaria da Educação do Tocantins.

Os estudantes conquistaram a participação no congresso, por terem sido classificados em 1º lugar no Tocantins, na Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-raciais, Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas.

Nesta quarta-feira, os alunos participam de uma apresentação sobre o desempenho na Olimpíada Quilombola para as Relações Étnico-Raciais. E durante o evento, eles estiveram presentes em oficinas, palestras e exposições.

“Ter participado da olimpíada e ter ficado entre as equipes campeãs nos deixou muito felizes. Aqui é um espaço para ampliar o conhecimento sobre as questões raciais,  divulgar o Projeto Batuque e interagir com outras equipes campeãs da região Norte”, explicou a professora Elizabeth.

Para participar do congresso, a equipe contou com o apoio da Secretaria da Educação, da Superintendência Regional de Educação de Paraíso e da gestora do Colégio Estadual de Cristalândia.

“Participar desse evento, tem sido uma experiência incrível, pela oportunidade de apresentar o nosso projeto, e pelos contatos que estamos tendo com participantes de outros estados. Conhecemos a cidade, a cultura, um pouco da diversidade que integra Manaus. Esse congresso trouxe várias reflexões importantes que eu vou levar comigo para a vida e saio daqui com a certeza da importância da diversidade”, frisou a estudante Maria Helena. 

“Como aluno do ensino médio, este está sendo o meu primeiro congresso e quero aproveitar cada momento, cada palestra e aprendizagens. Eu estou muito feliz de estar vivendo essa experiência”, disse Thyago.

Edição: Abrão de Souza/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins