Estudantes de Cuiabá participam da 19ª Semana de Ciência e Tecnologia

Mato Grosso

15.12.2022

Alunos da Escola Estadual Plena ‘Padre João Panarotto’, no bairro CPA IV, em Cuiabá, participaram da 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 28 de novembro a 04 de dezembro, em Brasília (DF). Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, o evento promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) contou neste ano com mais de 100 estandes de todas as unidades de pesquisa vinculadas ao ministério, além de instituições públicas e privadas como Exército, Aeronáutica, universidades, museus e Correios.

As diversas atividades promovidas durante a SNCT ressaltaram a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país.  Durante toda a semana do evento, a programação incluiu ações de divulgação científica, tendas da ciência, palestras, cursos, oficinas, experimentos didáticos e científicos, teatro científico, observação do céu, debates, distribuição de cartilhas e livros e exibição de vídeos.

Vitor Henrique de Souza Prado, que cursa o Ensino Médio na Escola Padre João Panarotto, disse que após participar do evento aumentou à vontade em estudar astrofísica. “Após ver e participar de alguns projetos apresentados, percebi o quanto posso aprender e fazer nesse campo”, comentou. Alisson Mattos Calhão da Encarnação, que também esteve na Semana de Ciência e Tecnologia relatou que foi uma experiência incrível. “Participei de muitos stands, sendo vários deles sobre física e astronomia que são as minhas áreas favoritas”.

Os estudantes destacam como ponto alto do evento, a entrega de medalhas e certificados aos estudantes e professores que se destacaram nos programas Caça Asteroides e Projeto Imagens do Céu Profundo. As iniciativas usam a astronomia para envolver os estudantes na ciência despertaram atenção de Vitor e Alisson. Para a professora Hozana Delgado, que vem trabalhando com o projeto Caça Asteroide desde 2018, programas como esses estimulam os educadores a motivar seus alunos no estudo da Astronomia, examinando e discutindo imagens do céu profundo, planetas e objetos menores como cometas e asteroides. “É um trabalho colaborativo de abrangência nacional e internacional que conecta cientistas com pesquisadores na identificação de objetos celestes”, explicou ela.

Hozana Delgado é professora de Física e treinadora oficial do IASC (International Astronomical Search Colaboration) e, durante o ano letivo de 2022, desenvolveu atividades com seus alunos para que participassem do Caça Asteroide do MCTI. Ela observou que o apoio da direção da escola e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foram fundamentais para assegurar a participação dos dois representes da unidade no evento de abrangência nacional. “Agora, eles atuarão como multiplicadores para que outros estudantes possam se interessar também pela astronomia, astrofísica, cosmologia, e evolução estelar mostrada por meio de fotos, simulações e biografias”.