Estudantes de Mato Grosso do Sul vencem maior feira científica do Estado com projeto que transforma Matemática em jogo

Mato Grosso do Sul

07.11.2025

Os estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Alício Araújo, em Dourados, conquistaram o 1º lugar na categoria Pictec – Ciências Sociais Aplicadas e levaram muito mais que um troféu, alcançaram uma nova forma de enxergar a Matemática e o próprio futuro.

Foram três dias intensos na XV FETEC-MS 2025, realizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. 

Sob orientação do professor Fábio Goulart de Matos, o grupo venceu com o projeto “Laboratório de Informática: Diagramação e Gamificação de Questões de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental no Moodle com habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) validadas pela ACA ( Atividade de Acompanhamento da Aprendizagem)."

A proposta nasceu de uma inquietação comum entre os estudantes no enfrentamento de dificuldades no aprendizado da Matemática tradicional. A solução foi usar a linguagem dos jogos para tornar o aprendizado mais envolvente.

Durante a feira, os jovens bolsistas do Pictec, programa financiado pela Fundect-MS, viveram dias de intensa troca de experiências, apresentações e descobertas. “A feira é mágica, transborda ciência e superação”, disse a aluna Ana Júlia.

O colega João Nelvo completou: “Foi uma gritaria só quando anunciaram nosso nome."

Os alunos Marco Aurélio e Leonel Loureiro contaram que aumentava a vontade de seguir adiante a cada apresentação : “Os feedbacks nos motivaram muito. Agora é voltar para sala de aula, finalizar o projeto e seguir aprendendo.”

Para o professor Fábio, a conquista vai além da premiação. “Quando uma escola pública vence em um evento dessa magnitude, fica evidente que temos projetos que resistem e ocupam espaços que antes não eram nossos”, destacou.

O sucesso do grupo mostra como o incentivo à iniciação científica e ao uso criativo de tecnologias pode transformar o ensino e despertar o protagonismo dos estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação apoia e estimula ações como essa, que conectam inovação e aprendizagem, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de experimentação e descobertas para a escola do futuro.

Gilberto Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.