Estudantes de escola de Tocantinópolis realizam de casa atividades de projeto de Ciências

Tocantins

23.03.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Professora Aldenora Alves Correia, de Tocantinópolis, desenvolvem práticas do ‘Projeto Fazer Ciências’ em casa. Diante do cenário pandêmico, a inciativa passou por uma adaptação, onde professores e estudantes tiveram que ficar a distância e reinventar a dinâmica das aulas, por esse motivo viu-se a necessidade de ressignificar o projeto para ‘Vamos fazer ciências em tempos de pandemia’.

Um dos objetivos do projeto é redirecionar o ensino e influenciar a autonomia dos estudantes, instigando a curiosidade e dando oportunidade aos alunos de trocarem experiências, a fim de aprenderem coletivamente, mesmo que de forma remota.

De acordo com a professora e coordenadora da área de Ciências da Natureza, Moab Machado Costa Ribeiro, o projeto é uma ferramenta importante que tornou possível a reaproximação dos estudantes às práticas experimentais. “Cada aluno apresenta o que aprendeu no desenvolvimento das atividades práticas. Havendo, assim, uma aprendizagem significativa onde desenvolveram habilidades que estabeleceram relação entre a ciência e o meio em que vivem, proporcionando a esses estudantes o seu protagonismo na busca pelo conhecimento”, explicou à educadora.

A estudante Sofia Martins Ozorio, de 11 anos destacou que os experimentos ajudam a entender e fixar o conhecimento. “Nas minhas aulas práticas aprendi muito com o acompanhamento da minha professora. Realizei vários experimentos que me ajudaram a compreender o conteúdo da matéria".

Metodologia

Em cada roteiro de aula, entregue e/ou enviados aos alunos, a escola direcionava atividades práticas como: produção de mapas conceituais, desenhos, vídeos, fotos e experimentos com relatório. Com o intuito de fazer com o que estudante relacione o conteúdo estudado com seu dia a dia, desenvolvendo assim a capacidade de observar, perguntar, propor hipóteses e experimentar, sendo assim, responsável pela construção do seu próprio conhecimento.

No projeto são utilizadas ferramenta de aproximação professor/aluno vídeos produzidos pela professora e grupo de WhatsApp, canal pelo qual os alunos podem tirar dúvidas e compartilhar os resultados. O projeto foi desenvolvido durante o ano de 2020 e terá continuidade com os alunos matriculados para o ano letivo de 2021.