Estudantes de escola de Wanderlândia constroem foguete e base de lançamento em projeto de Eletiva

Tocantins

31.05.2023

Tendo material básico como garrafas pet e canos de PVC, os estudantes do Colégio Estadual José Luiz Siqueira, de Wanderlândia, construíram e lançaram foguetes em projeto de Eletiva de Ciências da Natureza. Liderados pelo professor de física, Weliton Leite, 40 alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio da unidade escolar participaram da atividade. 

Na culminância da Eletiva Dinâmica de Foguetes, na segunda-feira, 29, determinados foguetes alcançaram mais de 100 metros de distância. As atividades pedagógicas do projeto foram realizadas no primeiro semestre deste ano. O projeto tem como objetivo não somente a construção de foguetes, mas também trabalhar a parte teórica como as leis de Newton, noções de trigonometria, lançamento de projéteis e incentivar o protagonismo dos estudantes, a organização em equipe e competitividade.

Os materiais básicos utilizados durante a eletiva foram garrafas Pet para os foguetes, canos e conexões de PVC para construção das bases de lançamento, colas e fita adesiva, além de vinagre e bicarbonato de sódio para impulsionar o voo dos foguetes. 

O professor de física, Weliton Leite, ressaltou que a eletiva foi um sucesso, com envolvimento dos estudantes e promoção de momentos de aprendizado e crescimento intelectual. “O desenvolvimento de nossos alunos foi impressionante, com base nas distâncias alcançadas entre a fase de testes e o dia oficial de lançamento. Para incentivar a pesquisar e ir além do que estava sendo trabalhado em sala, organizamos equipes para a construção de foguete levando em conta o centro de massa e a aerodinâmica e, por fim, trabalhamos na construção das bases de lançamento. Eles conseguiram atingir distâncias muito maiores do que eu já estava esperando”, frisou.

A estudante Shayerhe Kawany Ferreira Alves está empolgada com o projeto. “Eu gostei bastante de ter participado dessa eletiva. Desde o começo eu estava bem animada e com bastante expectativa. Saber que iríamos construir um foguete foi empolgante. Nas primeiras aulas aprendemos vários cálculos, leis e outros conceitos teóricos a respeito da praticidade de um foguete. Fizemos vários testes, construímos a base, preparamos as reações químicas. No dia da competição, foi muito divertido, todos se dedicaram muito. Com certeza foi uma experiência inesquecível que vamos levar para a vida”, relatou. 

O diretor do colégio, Weuder Pereira, ficou impressionado com o resultado da atividade. “Foi muito gratificante ver o engajamento dos alunos e o envolvimento da equipe escolar nesse projeto tão importante para o aprendizado e formação dos nossos estudantes. Depois desse sucesso, a meta é continuar nos anos seguintes e construir uma cultura de lançamento na escola”, destacou. 

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins

Alcione Luz/Governo do Tocantins