Estudantes de Escola Irineu Albano de Guaraí conhecem a sede da Secretaria da Educação em visita guiada nesta sexta-feira, 14

Tocantins

14.11.2025

Nesta sexta-feira, 14, estudantes da Escola Estadual Irineu Albano Handges, de Guaraí, participaram de uma visita técnica a capital do Tocantins. Acompanhados da diretora Nívia Alves Sales, do professor Donizete de Sousa Camargo e do psicólogo Joelson Santana Carvalho, 29 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 25 da 3ª série do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer importantes órgãos públicos.

Na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os estudantes foram recebidos por equipes da Pasta e puderam conhecer seus principais departamentos e formas de funcionamento, uma ação que demonstra o compromisso da escola em ampliar horizontes e oferecer vivências que contribuam para a formação cidadã dos estudantes.

Para o secretário-executivo, Eurípedes Fernandes Cunha, a ação reforça o compromisso do estado para com os estudantes nas políticas educacionais. “Em todas as ações, temos como foco os estudantes. Tudo é planejado da melhor forma para atendê-los. Essas visitas são importantes, pois nos permitem ouvir demandas diretamente dos estudantes. A escuta faz parte do trabalho que ofertamos, de acordo com as necessidades de cada localidade”, afirmou.

A diretora Nívia Alves Sales destacou o acolhimento recebido na Seduc e a importância da experiência para os alunos. “Agradeço pelo acolhimento realizado pelas equipes da Secretaria da Educação. Pudemos proporcionar aos estudantes o conhecimento da sede da Secretaria e seu funcionamento. Muitos estão vindo pela primeira vez a Palmas e aproveitando para conhecer outros espaços além da sala de aula”, ressaltou.

Para os estudantes, a visita representou descoberta e emoção. Matheus Sales Tavares, do 9º ano falou sobre a experiência. “É muito bom sair para conhecer outros lugares. É a minha primeira vez na capital do estado e estou gostando muito da visita”, completou.

A estudante Nicolly Araújo, também do 9º ano, compartilhou a empolgação com a experiência. “É um momento emocionante poder participar dessas ações realizadas pela escola. Estou muito feliz em conhecer vários espaços públicos da capital”, destacou.

A estudante Evelly Vitória, do 9º ano, acompanhada pela professora intérprete de Libras, Maria Elbiana, reforçou a importância da oportunidade. “Já vim a Palmas outras vezes, mas é a primeira vez que conheço a Secretaria da Educação, o Palácio e a Assembleia Legislativa. Estou muito feliz por tudo que estou vivendo”, concluiu.

 

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins