Estudantes de escolas agrícolas apresentam projetos na Feira Agrotecnológica de Almas

Escola Agrícola

13.04.2018

Thaís Souza 

A apresentação dos trabalhos de alunos da rede pública estadual e municipal foi uma das atividades que mais atraíram o público na abertura da II edição da Feira Agrotecnológica de Almas (AgroAlmas), nesta sexta-feira, 13, realizada no Colégio Agropecuário da cidade.  A Feira tem o objetivo de ampliar os conhecimentos relacionados a inovações da agricultura e pecuária por meio de instrumentos tecnológicos.

Com estande na feira, um grupo de 15 alunos do Colégio Agropecuário de Natividade apresentou propostas de melhorias no plantio, na conservação do solo e na utilização de fertilizantes com base na sustentabilidade do meio ambiente.

A engenheira agrônoma Days Luz, que acompanha a turma, explicou que a unidade possui criação de suínos, e todos os dejetos dos animais são manipulados para a produção de adubos e gás metano. Os fertilizantes são utilizados na terra, que recebe a plantação; e o gás de cozinha, no preparo dos alimentos. “Trabalhamos com fruticultura, ovinocultura, bananicultura e outros. Os alunos veteranos acompanham os projetos, e os novatos dão continuidade às ações como um ciclo de trabalho. Além da parte teórica, eles colaboram com o desenvolvimento das atividades, já que o curso dura em média um ano e meio”.

O estudante Alvaniel Fernandes apresentou um simulador de erosão, que serve para perceber os impactos no meio ambiente do deslocamento da superfície provocado por forças naturais ou humanas. O aluno utilizou três tipos de solo para demonstrar os efeitos da erosão a médio e longo prazo. “A erosão do solo pode acontecer de forma lenta, que permanece relativamente despercebida, ou pode ocorrer em uma taxa alarmante, causando uma séria perda de solo superficial. Nas terras agrícolas, isso reflete no menor potencial de produção de culturas, menor qualidade da água superficial e redes de drenagem danificadas”.

Pela primeira vez no evento, a estudante Alessandra Dionísio contou que logo pela manhã já visitou todos os estandes. “Busquei informações dos expositores e troquei experiências sobre projetos e estudos com alunos de outras unidades. Também tratamos sobre os nutrientes necessários para variadas plantações, conforme o estabelecido na Lei do Mínimo de 1980”.

A Agroalmas conta com uma programação direcionada à pecuária e piscicultura de palestras e dias de campo. A estrutura da Feira está montada no Colégio Agropecuário de Almas e conta com: feira de touros; exposição de animais de grande e pequeno porte; exposição de máquinas e implementos; feira da agricultura familiar regional; palestras; minicursos; apresentações culturais; amostra das comunidades quilombolas; amostra do turismo regional (Serras Gerais); amostra do projeto das escolas agrícolas da região Sudeste e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Parceria

Além do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Ruraltins e Adapec, são parceiros do evento o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Brasil, a empresa privada Tortuga e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).