Estudantes de MT brilham nos Jogos da Juventude e conquistam ouro no ciclismo

Mato Grosso

15.09.2025

Rui Matos | Seduc-MT

A estreia de Mato Grosso nos Jogos da Juventude 2025 não poderia ter começado melhor. O estudante Jackson Ferreira, de Marcelândia, conquistou o ouro na prova de ciclismo potência máxima e, ao lado de Camila Daeuble, de Tangará da Serra, também subiu ao lugar mais alto do pódio na disputa de duplas mistas.

Com apenas 17 anos, Jackson impressionou ao alcançar a marca de 1.649 watts (W) no sprint de seis segundos, resultado que garantiu a medalha de ouro individual e ajudou Mato Grosso a se destacar na competição.

“Eu me preparei bastante. É a primeira vez que disputo fora do meu estado e voltar para casa com duas medalhas de ouro logo no primeiro dia é demais”, comemorou o estudante, que cursa o Ensino Médio na Escola Estadual Paulo Freire, em Marcelândia.

Camila, de 15 anos, aluna da Escola Estadual 13 de Maio, também vibrou com o resultado e destacou o trabalho em equipe. “É muito especial conquistar essa medalha ao lado do Jackson. Representar Mato Grosso e trazer esse resultado para casa nos enche de orgulho”, disse a atleta.

A prova de ciclismo potência máxima, inspirada no protocolo da União Ciclística Internacional (UCI), desafia os jovens a atingirem a maior potência possível em um sprint de apenas seis segundos.

A conquista coloca o estado em evidência já na largada da competição, que reúne 4.700 atletas de todo o Brasil em 20 modalidades esportivas, até 25 de setembro, em Brasília (DF).

A delegação mato-grossense é formada por 225 estudantes de diferentes municípios, classificados nos Jogos Estudantis Mato-Grossenses, promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

As viagens foram organizadas em três blocos de modalidades, com acompanhamento da equipe técnica da Secel, responsável pela logística e pelo apoio aos atletas durante o evento.

O segundo bloco de competições acontece de 14 a 19 de setembro, com provas de águas abertas, triathlon, wrestling, remo virtual, basquete, futsal e vôlei de praia.

O terceiro e último bloco será realizado de 20 a 25 de setembro, com disputas de badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.