Estudantes de Salvador e Juazeiro conquistam medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Bahia

23.11.2022

A participação dos estudantes baianos nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB), realizados neste mês de novembro, no Rio de Janeiro, representou a conquista de 37 medalhas, sendo sete de ouro, 21 de prata e nove de bronze para a Bahia. Formada por 224 estudantes, a delegação baiana disputou premiações em diversas modalidades, a exemplo de atletismo, xadrez, handebol, vôlei de praia e wrestling, durante a competição que é considerada a maior do país e é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Nesta edição do JEB, foram medalhistas alunos dos colégios estaduais Naomar Alcântara e Abílio César Borges, de Salvador, além do Hildete Lomanto, no município de Juazeiro.

Os estudantes que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros conquistaram a vaga após participação nos Jogos Escolares da Bahia (JEB), promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB/SETRE), em diferentes etapas durante o ano. Um dos campeões dos jogos nacionais foi o estudante David Emanuel, 14, do 9º ano do Colégio Estadual Hildete Lomanto, no município de Juazeiro. Medalhista de ouro na série prata nos 80 metros rasos, ele também foi finalista na série prata nas provas de 150 metros rasos e no salto em distância, ficando em quarto lugar em ambos.
 
“Ter participado dos Jogos Escolares, no Rio de Janeiro, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida. Fiquei muito feliz por ter ganhado ouro. Agora, minha meta é continuar com esse esporte e me dedicar cada vez mais. Sou grato à comunidade do meu colégio, em especial ao professor Jorge Cruz, que, junto com minha família, me incentiva a continuar meu sonho”.
 
O professor Jorge Gonsalves Cruz comemorou o desempenho dos estudantes do Hildete Lomanto e falou sobre o apoio da Secretaria da Educação do Estado. “Eles tiveram uma participação bastante satisfatória e gostaria de parabenizar a SEC por nos proporcionar momentos importantes e pelo incentivo à prática esportiva nas mais diversas modalidades”. 
 
A premiação dos estudantes baianos foi comemorada também pela professora de Educação Física, Carla Thaís Sousa Lopes, de Juazeiro. “Os alunos trouxeram resultados excelentes nas competições, incentivando os jovens na prática esportiva educacional. Os atletas puderam vivenciar novos desafios e grandes conquistas”. 
 
Representando a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), Reginaldo Sacramento destacou a importância de as escolas incentivarem o esporte entre os estudantes. “A participação da Bahia nos Jogos Escolares Brasileiros vem na mesma linha de entendimento da nossa Federação e da Secretaria da Educação do Estado, em que o mais importante é a questão da participação, da interação e do conhecimento. Os resultados são importantes também, mas não são o primeiro objetivo. As meninas e os meninos da Bahia tiveram um comportamento exemplar, com compromisso para jogar. Importante dizer que a escola pública volta a compor a delegação baiana de forma maciça, principalmente do interior do Estado, que teve a maior participação em toda a história do esporte escolar. Agradecemos ao governo estadual pela parceria e à CBDE pelo incentivo e pela ação”.
 
Sobre o JEB 2022 – Com o objetivo de fomentar a prática de esporte como finalidade educativa, bem como contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes-atletas como ser social e democrático, estimulando o pleno exercício da cidadania, os Jogos Escolares Brasileiros contaram, este ano, com a participação de quase 8 mil pessoas, entre árbitros, técnicos, delegados de quadra, colaboradores em geral e estudantes-atletas de todo o país. Nesta edição, um detalhe especial foi a maior presença das meninas no evento, que contou com mais de 2.500 alunas. O JEB deste ano foi realizado em 17 modalidades: badminton, ginásticas artística e rítmica, xadrez, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, taekwondo, karatê, wrestling, vôlei de praia, atletismo, ciclismo e natação. A novidade foi a inserção de modalidades demonstrativas, como o surfe, skate e o break dance.