Estudantes de Santa Catarina usam plataforma internacional de jogos para estudar matemática

Santa Catarina

15.05.2023

Uma parceria entre a Coordenadoria Regional de Educação de Jaraguá do Sul com a empresa israelense Matific possibilita que estudantes catarinenses do quinto ano, aprendam matemática por meio de jogos. Ao todo, participam do projeto mais de 900 estudantes que estão matriculados nas escolas da região. 

A parceria utiliza um método chamado gamificação, que funciona através de jogos interativos e desafios lúdicos, no qual os estudantes trabalham a compreensão de conceitos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Todos os jogos são disponibilizados pela licença da Matific aos estudantes, que jogam uma vez por semana por meio dos tablets em sala de aula ou nos laboratórios de informática.

O consultor de Tecnologias Educacionais da coordenadoria regional, Cristiano Rodolfo Tironi, explica que, através dos jogos, as crianças desenvolvem muito mais o interesse pela disciplina e os professores utilizam a ferramenta como facilitadora nas atividades. “As crianças gostam do jogo e se adequam ao novo processo de ensino, desenvolvendo maior interesse pela matemática. Os professores podem acessar relatórios gerados pela ferramenta e um histórico que aponta caminhos que podem ser seguidos”. 

Ensino unido à tecnologia internacional

A plataforma também conta com uma inteligência artificial para mapear atividades que auxiliam diretamente os professores. Os professores, além da primeira capacitação realizada em abril para implementar a ferramenta, também terão outros encontros para mapearem as dificuldades encontradas e discutirem estratégias que possam melhorar cada vez mais a aprendizagem. O Núcleo de Tecnologia Educacional da coordenadoria é responsável pelo cadastramento das turmas, a capacitação dos professores, o acompanhamento e a aplicação de simulados. 

Além dos alunos do quinto ano, a coordenadoria regional também está utilizando a plataforma de gamificação para alfabetização matemática de estudantes de Centros de Educação de Jovens e Adultos.