Estudantes de três unidades escolares visitam a sede da Secretaria de Estado da Educação

Tocantins

31.05.2023

Os estudantes das Escolas Estaduais Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins; Escola Rio Sono, de Rio Sono; e Colégio Professora Eliacena Moura Leitão, de Novo Acordo, participaram de uma visita guiada, na manhã desta quarta-feira, 31, à sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Os estudantes, que são atletas participantes dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nas modalidades voleibol, atletismo e futsal, estão em Palmas para participarem do campeonato. Eles, acompanhados pelos professores e técnicos responsáveis, aproveitaram a oportunidade para conhecerem a sede da Educação do Estado.

Na oportunidade, o atletas passaram por diversos setores como os Departamento Pessoal, jurídico, gerências, superintendências, sala de reuniões, e o Gabinete do secretário de Educação, professor Fábio Vaz.

O professor de Educação Física, Alisson Castro Fernandes, da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, comenta a vantagem de trazer os atletas para a visita guiada. “O momento permite que os estudantes conheçam a sede da Secretaria de Educação, e também entendam um pouco sobre como funciona a administração das unidades escolares do Estado”.

A professora Ana Maria Alves Cordeiro, auxiliar técnica no Colégio Estadual Professora Eliacena Moura Leitão, de Novo Acordo, falou sobre a importância de conhecer a sede da Educação do Estado. “Aqui é a base que promove a sustentação do ensino no Estado. Trabalho há quase nove anos na educação, e essa é a primeira vez que visito essa Secretaria”, pontuou.

A estudantes do 9º ano, Yasmim Carvalho Glória, da Escola Estadual Salmon do Amaral Brito, de Lagoa do Tocantins, comenta sobre a visita. “É importante porque além de conhecer os espaços, podemos esclarecer algumas dúvidas sobre o funcionamento da Educação do Estado”, ponderou.

O estudante Jhonnata Aires Costa, da 2ª série do ensino médio, do Colégio Estadual de Rio Sono, município de Rio Sono, comentou que o encontro permitiu interação entre os colegas atletas. “Além da experiência de conhecer os departamentos da Seduc, ainda foi possível trocar conhecimentos com outros colegas estudantes de outras escolas. Muitos estudantes ainda não conheciam a capital do Estado, nem a sede da Educação do Estado”, concluiu.

O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, recebeu os estudantes e professores no seu Gabinete, num momento de interação e conversas sobre expectativas de cada um. “Parabenizo aos professores, por proporcionar momentos como esses aos estudantes, como trazerem eles para participarem dos jogos, e também por apresentar a Secretaria de Educação a todos”, finalizou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins