Estudantes disputam “2ª Olimpíada do Nair” na Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza

Mato Grosso do Sul

15.08.2023

A Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, que oferta ensino em tempo integral, na Vila Beatriz, em Nova Andradina,  realiza neste mês de agosto a “2º Olimpíada do Nair”, com a participação de 250 estudantes que competiram entre si nas mais diversas modalidades esportivas, culturais e sociais.

O objetivo do projeto é realizar a integração entre as turmas e fomentar o espírito de equipe e o da competição saudável com respeito as diferenças e ao próximo. A abertura aconteceu no Centro de Convenções  de Nova Andradina contando com diversas apresentações artísticas e com a participação de pais, alunos, professores, gestão e ainda com representantes da CRE 9.  

O evento já está na sua segunda edição. Para este ano, cada sala de aula representou um País de algum continente. Tivemos por exemplo a França representando a Europa, Egito a África, Canadá a América e Nova Zelândia a Oceania. Já a Ásia foi representada pelos Emirados Árabes. Em muitas provas, os alunos tiveram que estudar a cultura e costumes destes países, pois estes saberes foram cobrados.

Além das modalidades esportivas tradicionais como futsal, basquete e vôlei, as Olimpíadas do Nair contaram também com jogos de tabuleiro como damas e xadrez, Dança, Poesia, Decathlon Acadêmico, Acolhida e Comida Típica de cada Pais, Mascote e Porta Bandeira, Dança, Arrecadação de Alimentos e outros. Isso enfatiza o caráter social, esportivo e cultural do Evento que contou também com a participação de todos os docentes da escola, coordenação, pais e a gestão. Os alimentos arrecadados com o evento serão destinados a instituições carentes do município de Nova Andradina.  

Para dar ainda mais dinâmica e seriedade ao evento, os alunos serão agraciados com medalhas do 1º ao 3º lugar, “além de poderem acompanhar em tempo real o quadro de medalhas disposto em redes sociais. As atividades aconteceram em período integral na escola, respeitando horários de forma a não prejudicar o andamento normal das aulas para que os discentes não fossem prejudicados em relação aos objetos de conhecimento”, finaliza gestor Acácio Luiz Sampaio.  

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.