Tocantins
16.09.2025Uma iniciativa inovadora que nasceu nas salas de aula do Centro de Ensino Médio (CEM) Félix Camoa está levando o nome de Porto Nacional e do Tocantins para o cenário nacional da ciência e tecnologia. Alunos da 2ª série do curso Técnico em Informática tiveram seu projeto de Robótica Educacional aprovado para a Mostra Nacional de Robótica (MNR) 2025, que acontece de 13 a 19 de outubro, na Cidade da Inovação, em Vitória (ES).
O projeto é resultado do programa Robótica em Ação, do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que entregou 2.380 kits de robótica para as escolas estaduais de ensino médio. A iniciativa visa estimular a inovação, o pensamento crítico, a programação e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e científicas por meio da robótica.
Com a chegada dos kits de robótica na escola, o professor Paulo César Pereira Costa, especialista em robótica educacional, propôs transformar a iniciativa em prática pedagógica, unindo lógica de programação e criatividade.
“A ideia foi usar a robótica como ferramenta para incentivar os estudantes a desenvolverem soluções criativas para problemas do cotidiano. Mais do que programar, queríamos despertar neles a capacidade de inovar e resolver desafios”, destacou o professor.
Sob a orientação de Paulo César e do coordenador do curso, Alan Soares Barbosa Milhomem, cinco estudantes foram selecionados para integrar a equipe de robótica do CEM Félix Camoa: Manuella Martins Mascarenhas, Maria Eduarda Pereira de Oliveira, Maria Clara Ribeiro da Silva, Renan Carvalho de Almeida e Miguel Gabriel Ferreira.
Unindo teoria, prática e trabalho em equipe, o grupo desenvolveu um projeto que agora será apresentado em um dos maiores eventos de ciência e educação tecnológica do país. A Mostra Nacional de Robótica reúne centenas de estudantes, professores e pesquisadores de todas as regiões do Brasil, promovendo troca de experiências e estimulando novas gerações de cientistas e engenheiros.
Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins