Tocantins
20.08.2025Os estudantes do curso Técnico em Mineração do Colégio Agropecuário de Almas realizaram nesta quarta-feira, 20, uma visita técnica à empresa Aura Minerals para aprender mais sobre barragens.
Durante o passeio os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre tipos de barragens, suas classificações e a construção. Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer a Barragem de Almas, estrutura ligada à operação da Mina de Almas pela empresa.
A diretora Luciana Castro celebra a iniciativa. “A aula prática em campo foi um sucesso. Esses momentos são importantes para a formação e desenvolvimento dos estudantes, é uma oportunidade de conhecerem na prática o que aprendem em sala de aula”, pontuou.
O professor Sérgio Gabriel Ferranini reforça a importância de aprender sobre o assunto. “Estudar sobre barragens é entender que mineração responsável vai muito além da produção, é sobre respeito, prevenção e compromisso com o futuro”, destacou.
A estudante Luma Silva Avelar afirma que as visitas técnicas são necessárias para expandir o conhecimento dos estudantes. “Gostei muito da dinâmica da aula, pois aprendemos coisas que não são repassadas em sala de aula. Há três tipos de barragens e a que nós visitamos é do tipo Jusante, por ser um tipo de construção de barragem mais seguro”.
Para a estudante Elen Cristina Cardoso Santana foi um dia muito produtivo. “A aula prática na Aura Mineradora foi bem interessante, pois pude aprender sobre as possíveis causas de rompimento de barragens de rejeito e como evitar que isso aconteça”.
A estudante Rayla Rodrigues explica que foi interessante saber mais sobre como funciona os processos das barragens. “Aprendemos também como e para onde vai o rejeito da planta, como reutilizar a água da barragem e se é prejudicial ou não”.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins