Estudantes do Colégio Estadual Carlos Marighella, em Salvador, produzem audiovisuais com temas voltados à juventude

Bahia

25.06.2021

Os estudantes da disciplina eletiva 'Laboratório do Imaginário', do Colégio Estadual Carlos Marighella, em Salvador, estão finalizando as atividades da oficina de audiovisual on-line, que já rendeu algumas produções de curtas, dentro do tema “Juventudes”.  Na ação, os estudantes escolheram subtemas e contaram suas histórias através da ficção; do documentário; da animação; e de videoclipes.

A professora Suzana Farias explica que a proposta de trabalhar com o componente curricular surgiu com o objetivo de trabalhar com as diversas linguagens. “Com a pandemia, pudemos contar com a participação do produtor de cinema, Júnior Carvalho, que orientou e avaliou todas as produções dos estudantes. Foi uma experiência incrível, para mim, para os alunos e para o nosso colaborador técnico, Júnior Carvalho, que contribuiu com muita dedicação”, relata.

Participar deste trabalho de audiovisual para o estudante Júlio César Marques Moura dos Santos, 17, 1º ano do Ensino Médio, foi uma experiência “mais do que maravilhosa”, como ele avaliou. “Sempre gostei muito de atuação, tanto em teatro como no cinema. Quando a professora Suzana soltou a ideia do projeto, de primeira manifestei a vontade de encarar o personagem Jeferson, do curta ‘Apenas uma noite’. Ele é um garoto que tem vergonha de si mesmo, por conta do seu corpo muito magro, e não era bem aceito pelos pais e amigos. Amei as nossas reuniões, os nossos ensaios e a gravação”.

A estudante Clara Reis, 18, 1º ano do Ensino Médio, dirigiu e atuou o curta que traz a história ficcional de Jeferson, o garoto que sofre bullying por conta da sua magreza. “Foi tudo muito novo para mim, eu nunca tinha feito nada parecido, mas foi muito divertida a experiência de dirigir e atuar neste trabalho. Eu gostei bastante, descobri um novo hobby e, quem sabe, posso investir profissionalmente nesta área no futuro”.