Estudantes do Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini de Almas participam de ação de combate à dengue

Tocantins

09.12.2021

Buscando conscientizar a comunidade escolar e local quanto à importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Colégio Estadual Dr Abner Araújo Pacini, de Almas, apresentou o Projeto Todos Contra o Aedes aegypti, nessa terça-feira, 7. A ação foi realizada pelos alunos do ensino fundamental e médio e contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município, com a participação das enfermeiras da Unidade Básica de Saúde, Renata dos Santos Rodrigues, Taynara Jakeline da Silva Suarte e Bruna Nunes Martins.

A unidade escolar contribuiu de diferentes formas com a campanha de conscientização na cidade, colaborando com a limpeza urbana e a promoção de ações educativas e estímulo ao engajamento de diversos setores da sociedade, como saúde, educação, saneamento, meio ambiente, dentre outros.

A ação, que faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP), tem por objetivo incentivar as famílias e a comunidade escolar a inserirem na rotina as ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para a professora Silvana, este trabalho contribui efetivamente para fortalecer a parceria entre a família e a escola. “Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. O segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa. Cientes desses cuidados e engajados no projeto da escola, os estudantes foram atuantes nas diversas atividades propostas”, frisou.

O estudante Geremias Lopes da Rocha, do 8º ano do ensino fundamental, destacou a importância das atividades. “Certamente, as lições aprendidas na escola vão ser colocadas em prática em casa. Precisamos estar atentos a todos os ambientes, casa, escola. Se cada um fizer a sua parte, teremos menos casos da doença”, ressaltou.

Dicom/Governo do Tocantins