Estudantes do Colégio Estadual São José realizam visita à Defensoria Pública do Tocantins

Tocantins

07.04.2022

Estudantes da 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual São José, em Palmas, participaram nesta quinta-feira, 7, de uma visita à Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) onde eles conheceram sobre o funcionamento, estrutura física e o papel social do órgão na construção da cidadania. A ação faz parte do projeto “Na trilha do ENEM, construindo cidadania”.

De acordo com o diretor da unidade escolar, professor José Antônio Gama, o projeto “Na trilha do Enem, construindo cidadania”, tem por objetivo criar ações que contribuam para uma aprendizagem significativa e que desenvolva nos jovens a busca por novas formas de aprender, pensar e selecionar informações que visam à melhoria da vida em sociedade.

“Essa ação tem como foco o conhecimento da funcionalidade de órgãos públicos e a busca da cidadania dos nossos estudantes. É uma ação interdisciplinar entre as áreas de Linguagens, Ciências Humanas e o componente da parte flexível do currículo, o pós-médio”, ressaltou, José Gama. 

Participante do projeto, a estudante Ana Melissa Ramos Macario, fala que ações como essa são importantes para que eles passem a conhecer o funcionamento e como esses órgãos contribuem para a sociedade. “Foi um dia de muito aprendizado para mim e para os meus colegas, pois não tínhamos conhecimento de tantos serviços que são ofertados aqui na defensoria e de como podemos ter acesso a todos eles", disse. 

O projeto “Na trilha do Enem, construindo cidadania” também vai realizar visitas na Assembleia Legislativa do Tocantins e no Ministério Público Estadual.

Fábio Almeida/Governo do Tocantins