Tocantins
10.11.2025
O Colégio Estadual João d’Abreu desenvolveu na sexta-feira, 7, o Dia D do Integral, ação com apresentação das diversas práticas desenvolvidas no contexto do Ensino em Tempo Integral. O evento destacou para a comunidade o protagonismo juvenil, a inovação pedagógica e a autonomia dos estudantes.
Durante o dia, pais, convidados e visitantes conheceram as produções dos estudantes, que se envolveram na organização das atividades. As exposições e apresentações mostraram a aplicação das metodologias inovadoras trabalhadas ao longo do ano, evidenciando o compromisso da escola com uma formação integral e cidadã.
A coordenadora pedagógica de Ciências da Natureza, Keline Oliveira, destacou o empenho da comunidade escolar neste primeiro ano de implantação do ensino integral. “Ver a escola mobilizada em torno de práticas que fortalecem o protagonismo juvenil e a aprendizagem significativa é motivo de grande satisfação. A dedicação dos estudantes, o empenho da equipe e o entusiasmo das famílias mostraram que estamos no caminho certo”, frisou.
A estudante do 7º ano do ensino fundamental, Aysla Monteiro, considerou o momento como oportunidade para evidenciar o aprendizado e a criatividade dos colegas. “Mostramos para nossos pais e convidados tudo que criamos e estudamos durante o ano. Na apresentação de Projeto de Vida, exibimos nossa ‘árvore dos sonhos’ e a cápsula do tempo, com metas e desejos para o futuro”, afirmou.
Já Rílary Sofia, do 6º ano do ensino fundamental, ressaltou o quanto a vivência prática contribuiu para a compreensão dos conteúdos. “Participar do Dia D apresentando as práticas experimentais foi uma experiência muito especial. Pude mostrar como as experiências científicas nos ajudam a entender melhor as aulas e fiquei feliz com o interesse dos visitantes”, finalizou.
O evento reforçou a participação estudantil como importante para a construção do conhecimento e consolidação do compromisso da escola com uma educação centrada na autonomia, no pensamento crítico e na responsabilidade social.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins