Estudantes do ensino médio realizam primeiro simulando preparatório para o Enem no Tocantins

ENEM

17.05.2019

Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem, iniciou nesta quinta-feira, 16, a aplicação do I Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, para todos os estudantes da 3ª série do ensino médio da rede Estadual de Ensino.

Nesta quinta-feira, os estudantes farão provas que compreendem a área de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação. A avaliação abrange as ofertas dos ensinos regular, integral, integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A segunda etapa do Simulado ocorrerá no dia 23 de maio, quando os estudantes farão a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Segundo Givanildo Ferreira Bento, diretor do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, o Simulado pode proporcionar melhor desempenho na prova do Enem. “O sucesso dessa aplicação está ligado à divulgação do trabalho para o Exame e à motivação dos estudantes para realizarem essa prova. Este é primeiro contato do estudante com esse modelo de prova, que proporciona ao estudante ter uma base de como será a prova do Enem. O professor também pode, a partir dos resultados, reforçar o trabalho com o conteúdo que não foi assimilado pelos estudantes, por meio de um replanejamento”, ponderou.

Mariana Pedroso Nascimento, estudante da 3ª série do ensino médio, do Colégio Dom Alano, comenta que “o Simulado ajuda a preparar os estudantes para a prova do Enem, e que é bom porque evita que os candidatos sejam surpreendidos no dia do Exame”.

Para Jhonata Moreira Pereira, gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem, esse trabalho proporciona melhores resultados para todos os participantes. “Auxilia os professores e estudantes para realização da prova do Enem. Os professores identificam as fragilidades e replanejam suas ações para melhoria do desempenho e alcance de melhores resultados”, destacou.

Conforme Larissa Ribeiro, diretora de Educação da Seduc, o Simulado contribui de diversas formas para a melhoria do desempenho dos estudantes na realização do Enem. “Promove o ambiente do dia do Exame tanto no quantitativo de questões, tempo de prova, quanto na organização da rotina escolar para que os estudantes tenham mais segurança no dia da prova. Além de ser um instrumento fundamental para o diagnóstico da proficiência dos estudantes e direcionamento do trabalho pedagógico”, finalizou.

O I simulado do ENEM 2019 será aplicado nos dias 16 e 23 de maio