Estudantes do IEA realizam exposição artística sobre autoconhecimento

Amazonas

27.07.2023

Estudantes da 2ª série, do Ensino Médio, do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus, realizaram uma exposição e apresentação artística denominada “Museu da Mente”, para a disciplina Projeto de Vida, que integra a grade curricular do Novo Ensino Médio (NEM). A exposição foi realizada na Sala Criativa da escola.

Utilizando a questão reflexiva “Quem eu sou?”, os estudantes produziram uma exposição voltada para o tema de autorretrato e autoconhecimento. Pesquisando sobre artistas e movimentos que utilizaram desse tema, os estudantes buscaram expressar as emoções deles, realidades e perspectivas para o futuro, por meio da arte.
 

A coordenadora adjunta do Ensino Médio, da Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), Calene Hayek, disse estar ansiosa para acompanhar a exposição. 

“Estou com as melhores expectativas. Quando se fala em mente é uma coisa tão ampla e eu fico ‘O que será?’. Quem já viu a exposição diz que é fantástica. Eu vim também para ter a minha opinião”, contou a coordenadora.

Utilizando o espaço da Sala Criativa, os estudantes dividiram a exposição e o ambiente em três sessões.
 

A primeira consistiu em um espaço onde o público se distribuiu em cadeiras e assistiram a apresentação dos estudantes. Personificando artistas como Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Van Gogh e, até mesmo, obras como “Espantalhos”, de Cândido Portinari. Os alunos passearam pelas diversas representações de autorretrato.

A segunda sessão foi uma produção audiovisual do aluno Ronny Amazonas, 16, onde ele retratoua a visão de si mesmo e o seu autorretrato. Estando à frente do projeto e sendo apresentador, o aluno se emocionou ao contar como a atividade o tocou.

“Esse projeto todo me marcou muito como uma forma de me descobrir, redescobrir a minha arte, me reinventar e me autoconhecer. Eu passei muito tempo acreditando que minha arte não seria vista ou bem-vista, pelo simples ponto de eu ter um olhar diferente. Hoje em dia, entendo que qualquer olhar é único e qualquer olhar vem de dentro, então vem com muito amor”, contou o aluno.

Já a terceira sessão consistiu em uma grande exposição onde os estudantes produziram o que eles enxergavam como ou autorretrato deles na forma de desenhos, pinturas ou textos. 

A professora de Língua Inglesa e do Projeto de Vida, Andrea Ferreira, foi uma das executoras da ação. Ela explicou que a disciplina trabalha os aspectos sociais, profissionais do estudante e de autoconhecimento do aluno, que são extremamente importantes ao se projetar um futuro.

“Eu não posso deixar de indagar meu aluno como ele se vê, como ele é e quem ele é, para poder no futuro tentar achar uma direção e um projeto de vida que não seja apenas uma profissão, e sim o que ele quer para o futuro”, explicou a professora. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto