Estudantes do Premen Norte irão representar o Piauí no Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol

Piaui

20.03.2023

Se tornando destaques entre as escolas do estado, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte), localizado no bairro Vila Operária, foram selecionados para o Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol, que acontece na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, no período de 16 a 23 de maio.

A Presidente da Federação de Esportes Estudantis do Piauí (FEEPI), Flávia Soares, explica que os estudantes participaram da competição estadual, disputando com outras escolas, para serem selecionados para a etapa nacional. “Nosso papel enquanto federação é incentivar e fomentar o esporte no nosso estado. A preparação que nós damos aos atletas é realizando a etapa estadual, na qual eles disputam uma competição entre as escolas e, a partir do resultado, é definido quem é o campeão estadual para representar o estado no campeonato brasileiro” afirma.

Competindo agora com estudantes de outros estados do país, os 18 jovens, entre 15 e 18 anos, disputam a classificação para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol, que será realizado na cidade de Rabat, no Marrocos, entre os dias 22 a 31 de julho de 2023.

João Vinicius, lateral-direito, revela sua alegria em poder representar o seu estado nacionalmente. "Estamos focados e treinando muito para chegar com tudo nessa competição para sermos campeões, representando o nosso país, esse é o nosso objetivo, poder chegar na Mundial do Marrocos. É muito gratificante fazer parte de tudo isso e poder representar o Piauí nacionalmente", disse.

O professor de Educação Física e um dos responsáveis pela equipe de estudantes, Carlos Augusto Alves, comemora a conquista estadual alcançada pelos seus alunos e revela que a preparação deles tem sido intensa para alcançar o mundial. “O Premen Norte participou esse ano da seletiva para o mundial do Marrocos da Federação Esportiva Estudantil e, dentre todas as escolas, sendo apenas 2 escolas públicas do Piauí e demais particulares, o Premen saiu do campeonato com todas as vitórias, teve o artilheiro da competição, o goleiro menos vazado. Os dois melhores goleiros da competição foram os nossos. Nessa etapa agora nós iremos para Recife, que é a etapa nacional, na qual tentaremos a vaga para o mundial no Marrocos. Eles estão se preparando com intensos treinamentos realizados na quadra da nossa escola, no campo da Universidade Estadual do Piauí e em algumas instituições particulares", explica.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, aposta nessa caminhada conjunta entre a Educação e o Esporte e acredita que o esporte possui um forte impacto na vida dos estudantes. “Acreditamos que a educação e o esporte devem andar sempre juntos, porque quem pratica atividade física tem mais qualidade de vida e aprende mais. O esporte traz disciplina para os jovens e por isso, nós, da Secretaria de Educação, iremos apostar cada vez mais em atividades como os jogos escolares que impactam positivamente na vida dos nossos estudantes, não só em ambiente escolar, mas também como cidadãos”, declara.

O Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol 2023 é uma competição escolar que tem por objetivo incentivar, no meio estudantil, a prática desportiva, enaltecendo os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à atividade, como espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina. Promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação Tocantinense de Desporto Escolar (FTDE), no gênero feminino, e pela Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE), no gênero masculino, o evento é um classificatório para o Campeonato Mundial Escolar de Futebol.

Foto: Aldo Carvalho (FEEPI)