Estudantes do Rio de Janeiro recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Rio de Janeiro

12.06.2017

Oito estudantes de escolas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro receberam medalhas de ouro, prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Entre os alunos premiados, seis são de unidades de ensino localizadas no município de Valença, Região Centro-Sul; um de Niterói, Região Metropolitana; e um de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana.

O Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, em Valença, recebeu sete medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e duas de bronze. Cinco alunos foram premiados nas etapas nacional e estadual. O C.E. Sol Nascente, em Cachoeiras de Macacu, obteve duas medalhas de ouro. Já os colégios estaduais Doutor Guilherme Milward, também de Valença, e Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, em Niterói, conquistaram uma medalha de ouro cada.

A aluna Iris Bastos Silva, da 1ª série do Ensino Médio do C.E Arnor Silvestre Vieira, participou da OBFEP pela primeira vez e ganhou medalha de ouro na etapa estadual. Ela disse que não esperava ganhar e que ficou orgulhosa e feliz com o resultado. Na 1ª série do Ensino Médio, no C.E. Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, André Franco Siqueira Santos comentou que participar da OBFEP foi uma experiência nova e que a escola e os professores foram importantes nesse processo, pois incentivaram a participação dos alunos.

– As vitórias dos alunos representam a valorização do ensino público e do estudo da Física. Além disso, contribui para a melhoria do aprendizado na escola e, ainda, revela diversos talentos – destaca o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, além de fomentar a integração entre escola e comunidade e possibilitar ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência e pela Física.

A OBFEP se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de alunos. A iniciativa é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela sua organização.

Confira os medalhistas da rede estadual de ensino

Medalhas de ouro

André Franco Siqueira Santos - Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, Niterói

André Felipe Lopes Paiva Esteves - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

Iris Bastos Silva - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

Marcos Willi Reis Campos - Colégio Estadual Sol Nascente, Cachoeiras de Macacu

Bruno Moreira Campbell - Colégio Estadual Doutor Guilherme Milward, Valença

Medalhas de prata

Julia Arieira de Paula - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

Luana de Souza Silva - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

Heloisa Maia Clementino - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

Medalhas de bronze

Julia Arieira de Paula - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença

André Felipe Lopes Paiva Esteves - Colégio Estadual Arnor Silvestre Vieira, Valença