Estudantes do Tocantins recebem medalhas de ouro em solenidade nacional

Tocantins

05.06.2023

Muita alegria e emoção marcaram a entrega de medalhas de ouro aos estudantes participantes do Encontro de Medalhistas e Premiação da 16ª e 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A solenidade foi realizada na tarde de segunda-feira, 5.

Foram entregues medalhas a mais de 1.000 alunos. Representaram o Tocantins o estudante Gabriel Abreu Martins Soares, medalhista de ouro na 16ª  edição da Obmep, ele é aluno do Colégio Militar João XXIII, de Colinas, e as alunas Samara Dias Caldas, medalha de ouro na 16ª  Obmep, e Natália Cipriano Portilho, medalha de ouro na 17ª  Obmep, ambas estudam na Escola Municipal Anne Frank, de Palmas. 

Gabriel, estudante da rede estadual, coleciona agora três medalhas, sendo uma de prata e duas de ouro, alcançadas nas edições da Obmep em 2018, 2019 e 2021. Atualmente, ele cursa a 2ª  série do ensino médio e tem possibilidades de ganhar mais medalhas. Estar presente na cerimônia nacional foi um momento único na vida do estudante. “Eu estou muito feliz por poder participar dessa solenidade. Pude me divertir, fazer novos amigos e vivenciar novas experiências. Pela primeira vez fui à região Sul do país e gostei muito”, frisou Gabriel.

“Cada cerimônia nos surpreende por sua grandiosidade. É emocionante viver este momento de homenagem tão merecida a estes alunos. A fala das autoridades ali presentes parabenizando e incentivando os estudantes reforça o quanto é precioso o esforço deles. Ver o sorriso do nosso filho nos enche de alegria e nos motiva a sempre apoiá-lo em seus estudos. É um orgulho poder participar de mais esta conquista”, contou Aldean Abreu Martins Soares, mãe de Gabriel.

O professor William Carlos de Sousa Luz, coordenador da Obmep TOO2 da regional de Araguaína, e o professor Paulo Cleber, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador regional da olimpíada TOO3 Palmas, também participaram da solenidade.

“Além da cerimônia de premiação, os jovens foram a um jantar de boas-vindas, participaram de sorteio de brindes, de uma palestra com o pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Paulo Orenstein, de jogos matemáticos e de momentos de integração”, explicou o professor William. 

A olimpíada 

A olimpíada é uma realização do IMPA e já reuniu mais de 18 milhões de participantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Neste ano, a Obmep está em sua 18ª edição, e as provas da 1ª fase foram realizadas no dia 30 de maio.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins