Estudantes e professores vencedores da I Feira Virtual de Ciências de Roraima recebem premiação

Roraima

16.05.2022

Na próxima terça-feira, 17, ocorrerá a cerimônia de premiação da I Feira Virtual de Ciências de Roraima. O evento será no auditório do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, localizado na Av. Getúlio Vargas, n° 4.193, bairro Canarinho.

Serão entregues 96 premiações para professores e estudantes que foram destaque na Feira. Serão distribuídos troféus, medalhas e certificados para os três primeiros lugares de cinco categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Professores destaque também receberão certificados de 'Menção Honrosa'. A I Feira Virtual de Ciências de Roraima foi realizada em 2021 pelo Governo de Roraima, em parceria com o Sebrae Roraima (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima).

A professora Esterline Félix dos Reis foi orientadora de um dos trabalhos premiados na Feira. Com o tema “A energia solar como inovação tecnológica em Roraima”, o projeto desenvolvido com estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental foi classificado em primeiro lugar na categoria ‘Ensino Fundamental II’.

Para ela, foi realmente um desafio trabalhar com os estudantes um projeto científico de forma remota.

"Foi desafiador realizar o trabalho ainda mais porque estávamos em período pandêmico. Parte do trabalho foi desenvolvido via WhatsApp, depois fizemos encontros presenciais. O objetivo foi mostrar como elaborar um projeto científico. Os alunos se envolveram, gostaram muito da experiência e já querem ser bicampeões esse ano", enfatizou.

Feira Virtual

A I Feira Virtual de Ciências de Roraima ocorreu no período de 24 a 26 de novembro de 2021, de forma on line. Estudantes e professores fizeram exposição de mais de 100 projetos científicos em uma plataforma virtual abordando o tema “Transversalidade da Ciência e Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

O formato inovador da já tradicional Feira de Ciências do Estado de Roraima surgiu em razão da pandemia da Covid-19, quando o processo de ensino passou por várias adaptações, com a oferta de aulas remotas, mediadas por tecnologias.

“Com a pandemia, tanto a Secretaria de Educação quanto as escolas precisaram se reinventar. Professores, gestores, alunos aprenderam uma nova maneira de trabalhar. Superadas algumas questões de internet, muitas escolas do interior conseguiram participar do evento. A Feira Virtual foi uma boa iniciativa”, destacou Marilene Kreutz, professora da Escola Estadual Geraldo Pinto, do município de Alto Alegre, que conquistou o segundo lugar na categoria EJA com um projeto sobre 'Políticas públicas no enfrentamento à Covid-19 no município de Alto Alegre'.

A Feira ficou on line e disponível para a visitação do público. Mais de três mil visitantes acessaram a plataforma virtual para conferir e curtir os trabalhos expostos. Os avaliadores também analisaram os trabalhos via plataforma.

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotografia: Ascom/Seed/RR