Estudantes lançam livro de poesias sobre o estuário do Rio Capibaribe

Pernambuco

28.11.2019

Nesta quarta-feira (27), a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Bezerra, situada em Brasília Teimosa, no Recife, lançou o livro Educa Estuário - Arte e Poesia, fruto do projeto #Educaestuários: práticas para a educação ambiental no estuário do Capibaribe, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a unidade de ensino. O evento de lançamento reuniu parceiros da escola, estudantes e ex-estudantes. 

A parceria existe desde 2011 e consiste em um projeto de educação socioambiental focado no estuário do Capibaribe, realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, por meio de um projeto de extensão. Nele, discentes da UFRPE e estudantes do segundo ano do Ensino Médio da EREM trabalham, durante todo o ano, a teoria e a prática do que é um estuário, manguezais e seus impactos, além de atividades para identificar problemas ambientais, trilhas, e outras.

Entre essas ações, aconteceram oficinas literárias, onde estudantes da escola escreveram poesias sobre o estuário do Capibaribe. A unidade de ensino juntamente com a UFRPE reuniu os melhores textos e criaram um livro, que foi distribuído para os autores e parceiros. “Muitos estudantes que participam do projeto são moradores do bairro, têm parentes pescadores e uma ligação direta com o Rio Capibaribe. O Educaestuários não é somente uma sequência de aulas sobre o meio ambiente, é conscientização e um grande estimulador do sentimento de pertencimento nesses adolescentes”, frisou Bethânia Guilherme, coordenadora do projeto da UFRPE. 

Ex-estudante da EREM, Jurema Danúzia tem um texto publicado no livro e garante que muitos colegas que participaram do projeto passaram a olhar o meio ambiente com mais criticidade e consciência. “Foi algo muito diferente participar do Educaestuários, porque até então eu não tinha muitas referências sobre manguezais, nem contato direto com as marisqueiras e pescadores. Aprendemos a repensar o meio ambiente, a pontuar os problemas logo de cara e levar todo esse aprendizado para as nossas famílias e comunidades”, contou a estudante. 

O evento contou com a presença de representantes dos parceiros: Instituto JCPM, Universidade Federal de Pernambuco, Conselho de Moradores de Brasília Teimosa, Centro Escola Mangue, ArvoreSer, Júnior Acthvement, Projeto Eles Não Usam Blacktie, além de advogados e admiradores do projeto. O livro já está disponível por meio da página #Educaestuários no Facebook.