Estudantes participam dos Jogos Estudantis Indígenas da Bahia, em Prado

Bahia

31.10.2023

Estudantes indígenas dos municípios da área do Núcleo Territorial de Educação (NTE 7) do Extremo Sul, com sede em Teixeira de Freitas, estão participando da Etapa Territorial dos Jogos Estudantis Indígenas (JEIBA 2023), no Colégio Estadual Indígena Tawá, em Prado. A atividade, iniciada nesta segunda-feira (30), segue até quarta-feira (1º) envolvendo cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores, gestores, servidores de apoio e comunidades indígenas Pataxó dos Territórios Indígenas Comexatibá e Barra Velha.

Ao longo dos três dias de jogos, estão na disputa sete modalidades: Arco e Flecha; Cabo de Guerra; Corrida Rústica; Corrida com Maracá; Arremesso de Tacape; Zarabatana; e Luta Corporal, com disputas no masculino e feminino. São, no total, 200 atletas envolvidos. Os estudantes de cinco colégios estaduais indígenas localizados nas aldeias do município de Prado participam da competição. São eles: Colégio Estadual Indígenas Aksã Pataxó, Colégio Estadual Indígena Bom Jesus, Colégio Estadual Indígena Corumbauzinho, Colégio Estadual Indígena Kijetxawê Zabele e Colégio Estadual Indígena Tawá.

O coordenador da Educação Indígena do Estado, Niotxarú Pataxó, falou sobre a importância dos jogos para a aprendizagem dos estudantes e para a preservação da cultura dos povos originários. “A ação visa fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes e das comunidades indígenas, a partir de estratégias pedagógicas que, através do esporte e da cultura, ofertem uma formação integral do sujeito indígena, com o desenvolvimento de suas habilidades e estimulando sua permanência na escola”.

Em todas as suas etapas, os Jogos Estudantis Indígenas contemplarão, aproximadamente, 7.500 estudantes dos povos Tuxá-Ibotirama, Tupinambá, Pataxó Hãhãhãe, Pataxó, Kiriri, Kaimbé, Tumbalalá, Kantaruré, Tuxá-Aldeia Mãe, Truká Tupã, Pankararé e Xukuru Kariri, além de gestores, servidores de apoio e comunidade indígena dos locais onde acontecerão os jogos. Já foram realizadas as etapas regionais do Núcleo Territorial da Costa do Descobrimento (NTE 27), com sede em Eunápolis, em julho, com a participação de 240 estudantes-atletas de 15 unidades escolares, e do Núcleo Territorial Litoral Sul (NTE 5), com sede em Itabuna, no início do mês de outubro, reunindo 200 atletas-indígenas de seis colégios estaduais.

Fonte: Ascom/SEC