Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática

Pacto Pela Aprendizagem

30.08.2017

Como forma de potencializar o ensino e aprendizagem da matemática, uma das disciplinas mais temidas para a maioria dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez a entrega dos fascículos do Projeto "Mais Matemática" para os estudantes do 5º ano da Unidade Escolar Adamir Leal, nesta terça-feira (29). 

O projeto faz parte do Pacto pela Aprendizagem, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo que trabalham com a perspectiva de mudar o cenário da educação. Os estudantes receberam da secretária Rejane Dias o material do "Mais Matemática".

"Produzimos esse material em parceria com a Fundação Lemann para que seja aplicado nas escolas para estimular e incentivar o estudo da disciplina. Queremos superar os desafios que temos na nossa rede e um desses grandes desafios é melhorar a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, especialmente a matemática, que é nossa grande deficiência", explica a secretária.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Antônia Mascarenhas, os gestores trabalham em conjunto com a comunidade e, por isso, os índices educacionais são sempre positivos. "Vivemos em um bairro e em uma sociedade muito violenta e, aqui, nossos professores são incentivados a trabalhar as disciplinas de forma lúdica, para que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais rápida e prazerosa", afirma Antônia.

O Pacto pela Aprendizagem conta com equipes de acompanhamento pedagógico na Seduc e nas Gerências Regionais de Educação. Essas equipes realizaram uma avaliação na área da matemática, antes do início do projeto. Outra avaliação está prevista para setembro deste ano, a fim de monitorar o desenvolvimento dos alunos na disciplina.

O Mais Matemática tem duas frentes de atuação, uma nas escolas que contam com o Mais Educação e outra nas escolas que não possuem, com uma ampliação da jornada regular de sua grade de horário. Nas escolas que são beneficiadas pelo Mais Educação, o programa será desenvolvido dentro desse espaço para reforçar o estudo da disciplina, com monitores que serão orientados a trabalhar o conteúdo do caderno.

Para as escolas, em especial as escolas de Ensino Fundamental, que não contam com Mais Educação, a Seduc ampliará a carga horária das aulas regulares em duas horas semanais para as turmas de 5º e 9º ano. "Esse é um gesto importante, porque quando ampliamos a carga horária, também aumentamos o custo de operação da turma, ou seja, a Seduc está investindo, de fato, no ensino da matemática, porque ela precisa garantir que tenham professores e alunos dentro da sala de aula para que esse material seja trabalhado", explica Ellen Gera.