Estudantes potiguares lançam podcast e transmitem em rádio

Rio Grande do Norte

13.03.2024

Estudantes da rede pública de educação lançaram, em Currais Novos, um podcast. Mídia em ascensão no país, a iniciativa educativa e cultural faz parte da Rede Potiguar de Televisão (RPTV), coletivo de produção audiovisual executado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer.

Inicialmente o podcast seria desenvolvido nos estúdios da RPTV, no entanto, por meio de uma parceria com a Rádio Currais Novos FM, o projeto seguiu por novos caminhos. A emissora de rádio, reconhecendo o valor da iniciativa, reservou um espaço em sua grade de programação para viabilizar a transmissão semanal, que acontece aos sábados, das 7h às 8h.

"Estamos entusiasmados em colaborar com essa ação inovadora, pois é inspirador ver o compromisso desses estudantes com o crescimento pessoal e profissional de sua comunidade", afirma Hesse Ramos, gerente da Rádio.
Assim, o RPTCast entra na mídia local com uma abordagem inovadora para incentivar os jovens a explorarem e considerarem diferentes opções de carreira. Em sua primeira temporada, os estudantes trazem discussões sobre várias profissões, visando capacitar os jovens a fazerem escolhas conscientes sobre seus futuros profissionais.

"Queremos oferecer aos jovens uma plataforma onde possam explorar conhecimentos, entender seus desafios e oportunidades, e, assim, tomar decisões informadas sobre suas trajetórias educacionais e profissionais", afirma Ana Paula Lopes, Coordenadora da RPTV.

Com uma programação dinâmica e convidados especialistas em diversas áreas, o RPTCast aborda temas que vão desde as carreiras tradicionais até as mais emergentes. No último sábado (9), como forma de homenagear as mulheres, a convidada foi Thaiz Lenn Moura, advogada e primeira mulher a assumir a presidência da OAB/Subsecção de Currais Novos.

O episódio também contou com a participação de Josenildo Souza, coordenador da Coordenadoria de Inovação e Tecnologias Educacionais (COINTE) da SEEC, que destacou a importância dessa ação inovadora. “Estamos entusiasmados com esse projeto transformador e que estimula o protagonismo dos nossos estudantes”, ressalta Josenildo.

Toda a produção e execução do RPTCast são realizadas pelos estudantes Pablo César (escola estadual Tristão de Barros), Riquelme Moura (escola estadual Manoel Salustino), Maria Letícia Pereira (IFRN), João Paulo (IFRN), Maria Clara Campelo (escola municipal Profº Humberto Gama), Filipe Augusto Fernandes (escola municipal Profº Humberto Gama), e Maryana Araújo (escola municipal Prof Humberto Gama).

"Acreditamos que a educação e a informação são as chaves para o sucesso profissional. Com o RPTCast, esperamos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da nossa comunidade", ressalta Matheus Oliveira, estudante.

O RPTCast vai ao ar todos os sábados, na Rádio Currais Novos FM, às 7h, e os episódios estão disponíveis no canal da emissora no YouTube.