Estudantes potiguares participam da 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Rio Grande do Norte

09.10.2025

O Rio Grande do Norte está representado na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada de 6 a 10 de outubro, em Luziânia (GO). Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, o evento reúne cerca de 800 participantes entre estudantes, educadores e representantes de instituições públicas e organizações da sociedade civil.

No Rio Grande do Norte, a etapa estadual da conferência — CEIJMA-RN — foi realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, quando foram selecionados 13 delegados para representar o estado no encontro nacional.
A conferência é promovida pelo órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) — composto pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) — em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

A 6ª edição integra, ainda, a agenda preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), reforçando o papel do Brasil na promoção de uma educação ambiental voltada para a ação climática e a sustentabilidade.

De acordo com Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC), a CNIJMA é um espaço fundamental de construção coletiva. “A conferência é um convite para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas baseadas em pesquisa e produção de conhecimento que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças climáticas. Nosso objetivo é fortalecer ações formativas e fazer das escolas espaços educativos sustentáveis e resilientes”, afirmou.

A programação do evento inclui oficinas, painéis de diálogo, noites culturais e a tradicional Feira de Projetos, promovendo a troca de saberes entre estudantes e educadores de todas as regiões do país. Além disso, busca consolidar a inserção da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) e a inclusão de temas como mudanças climáticas e proteção da biodiversidade nos currículos escolares, conforme determina a Lei nº 14.926/2024.