Estudantes promovem ações antibullying em escola de Colinas do Tocantins

Tocantins

08.04.2024

Duas alunas da Escola Estadual Presbiteriana de Colinas do Tocantins promoveram, na unidade escolar, um momento de reflexão sobre o bullying e a violência nos ambientes de ensino. As jovens, por livre iniciativa, promoveram uma conversa dinâmica sobre comportamentos, atitudes e sobre a importância dos valores humanos, como o respeito e a compreensão. 

Isadora Simonsen Pinho e Wanessa Maria Alcântara Cândido, 12 e 13 anos, respectivamente, ambas da turma do 8º ano do ensino fundamental, aproveitaram o Dia Nacional de Combate ao Bullying, celebrado no dia 7 de abril, para promover essa conversa significativa com os colegas. O Dia Nacional de Combate ao Bullying foi criado em 2016, com o objetivo de conscientizar e prevenir todos os tipos de desrespeito e abuso no ambiente escolar.

A aluna Isadora falou sobre o motivo de realizar a ação. “Percebemos o quanto o bullying tem afetado a convivência entre as pessoas. A nossa intenção é que as vítimas não se calem e tomem atitudes para combater essa prática na nossa escola”, contou.

A estudante Ana Luíza Alves participou da atividade e ressaltou a sua importância. “A conversa nos ajudou a refletir sobre os nossos atos que, em algumas situações, podem afetar outras pessoas de forma negativa. E também precisamos saber como proceder nas situações que somos afetadas pelo bullying”, comentou.

A educadora Aldean Abreu Soares, coordenadora de Programas e Projetos, destacou a iniciativa pela importância do protagonismo juvenil. “A ação deu tão certo que elas vão realizar em outras turmas”, afirmou.

Já a professora Telma Lacerda, que leciona Língua Portuguesa e que acompanhou as alunas em sua apresentação, ressaltou o esforço e a iniciativa das estudantes. “As alunas realizaram o protagonismo com excelência. Conscientizaram os colegas de que a prática desta ação é crime e gera traumas. E também frisaram sobre a importância de denunciar quando necessário”, esclareceu.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins