Estudantes recebem medalhas de ouro da OBMEP

Olimpíada de Matemática

16.11.2017

O Rio de Janeiro foi sede da premiação nacional de entrega das medalhas de ouro aos 501 alunos de todo o Brasil que foram vencedores da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia foi realizada na última terça-feira, dia 14.

Além dos alunos premiados e professores, o evento contou com a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana; e do secretário de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

Em sua 12ª edição, a maior olimpíada estudantil do país reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze e 42.482 foram agraciados com menções honrosas. Desse número, 37 alunos do Rio de Janeiro receberam medalhas de ouro, sendo três estudantes da Secretaria de Estado de Educação. Além deles, 11 estudantes da Seeduc conquistaram medalhas de prata e 25 de bronze.

– As escolas e os professores da rede estadual têm incentivado a participação dos alunos em competições que envolvam a Matemática e as Ciências Exatas em geral. Por exemplo, na edição da OBMEP deste ano, todas as escolas da Seeduc se inscreveram.  Além disso, tivemos um aumento de 40% no número de aprovados na 2ª fase. De 20 mil em 2016, para 28 mil, em 2017 – destacou o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.