Estudantes recebem treinamento de coaching em escola de Ibatiba

Secretaria de Estado da Educação do ES

03.06.2019

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prof.ª Maria Trindade de Oliveira, de Ibatiba, receberam um treinamento de coaching, nessa quarta-feira (29). As convidadas foram Cassiane Santana, que é do nicho “Vocacional” e de “Carreira”, que trabalhou o tema “A Escolha Certa”; e Gecinete Pimentel, que é do nicho em “Programação Neurolinguística”.

A ação foi organizada pela professora Flávia Cabral, que fez o convite às profissionais do coaching e da pedagoga Elísia Araujo, que articulou a organização do evento.

“A Escolha Certa” teve por objetivo auxiliar os estudantes quanto à escolha de  profissões, sobre formas de ingresso em instituições superiores. O treinamento foi organizado em quatro etapas: autoconhecimento, planejamento, pesquisa e autoavaliação.

Já a palestra da coaching Gecinete Pimentel, que é do nicho Integral Sistêmico Pratictioner em “Programação Neurolinguística”, trabalhou “Os cinco passos para alcançar suas metas e objetivos através da Programação Mental". Ela orientou os estudantes sobre como reprogramar a mente para alcançar objetivos e metas.

A pedagoga Elísia Araujo acompanhou as atividades e relatou que foi uma atividade muito importante para os alunos que estão terminando o Ensino Médio. “Os estudantes receberam orientações sobre cursos e faculdades e também aprenderam técnicas sobre como lidar com as emoções e como controlar a ansiedade na hora das provas”, contou.

A aluna Camile Maciel de Carvalho falou sobre a experiência de ter um treinamento com coaching. “Ninguém pode escolher por nós. Devemos pesquisar sobre o curso que queremos e focar nesse objetivo. Também aprendemos estratégias de como ficar mais tranquilos, sem ansiedade e que não podemos ter medo. É preciso confiar em nós mesmos", afirmou a estudante.

Texto: Soraia Camata