Estudantes representam o Rio Grande do Norte na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Rio Grande do Norte

19.03.2024

Com o início da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (FEBRACE), estudantes da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte irão apresentar suas ideias inovadoras e projetos científicos. A FEBRACE é um evento anual que reúne jovens talentosos, mentores, educadores e profissionais de diversas áreas para celebrar a ciência, a tecnologia e a criatividade. 

Para que a delegação da rede estadual de educação chegasse a São Paulo, sede do evento, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer investiu R$ 144.404,49. Esse valor garante a presença de 22 estudantes e professores em um dos maiores eventos de ciência da América Latina. No total, 10 projetos serão apresentados na feira, que se inicia hoje (18) e vai até o dia 22 de março, data que será realizada a cerimônia de premiação.

Este ano, a FEBRACE chega a sua 22ª edição com uma ampla gama de projetos envolvendo temas que vão desde biologia, física, inteligência artificial e sustentabilidade ambiental. Os estudantes participantes não só têm a oportunidade de mostrar seu trabalho para um público amplo, mas também competem por prêmios, reconhecimento em várias categorias e credenciais para feiras internacionais de ciência.

“Ao observar o brilhantismo e a dedicação dos nossos estudantes na Febrace, é impossível não se sentir inspirada. Esses jovens estão mostrando não apenas um conhecimento técnico, mas também uma profunda consciência sobre os desafios que enfrentamos em nossa sociedade. O Governo do RN vai continuar incentivando e investindo no potencial dos nossos estudantes, garantindo que eles tenham todas as ferramentas necessárias. Parabéns a todos os participantes e que as experiências que serão apresentadas na Febrace sirvam de inspiração para novas descobertas e conquistas”, destaca a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Um dos projetos que estarão na feira foi desenvolvido por estudantes da escola estadual Professor Abel Freire Coelho, localizada em Mossoró. Sob a orientação do professor Michael Pratini Silva de Souza, os estudantes utilizaram extrato aquoso da Myracrodruon urundeuva, conhecida como aroeira, para higienização pré-cirúrgica. Essa abordagem natural pode representar uma alternativa promissora aos produtos convencionais.

Além disso, a questão da acessibilidade no transporte público ganhou destaque com um projeto desenvolvido por estudantes da escola estadual José Calazans Freire, em Upanema, e do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró. Utilizando o sistema de prototipagem Arduino Nano V3.0 ATmega328P, eles propuseram soluções inovadoras para tornar o transporte mais acessível a pessoas com deficiência, evidenciando o potencial da tecnologia para promover a inclusão social.

Outro projeto que será apresentado vem da escola estadual Professora Josélia de Souza Silva, em Porto do Mangue. Sob orientação da professora Antonia Juliana Rodrigues do Nascimento, os estudantes desenvolveram o Proteção Braçal, um equipamento sustentável para os trabalhadores da castanha, visando garantir sua segurança e bem-estar, ao mesmo tempo em que promovem práticas sustentáveis na comunidade.

A região oeste do RN ainda reserva outros projetos. Estudantes da escola estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres, em Apodi, apresentarão na Febrace um protótipo de dessalinizador e higienizador de água salobra, utilizando técnicas de automação industrial e materiais recicláveis. Esse projeto promissor busca oferecer uma solução acessível para regiões com escassez de água potável.

Esses são apenas alguns exemplos do potencial criativo e inovador dos estudantes da rede estadual do RN, que através de suas pesquisas e projetos demonstram um compromisso real com a busca por soluções para os desafios enfrentados em diversas áreas. A Feira de Ciências, realizada nas escolas e regionalmente, continua sendo um espaço fundamental para incentivar e valorizar o talento desses jovens cientistas em ascensão.

Além de apresentar seus projetos, os estudantes têm a oportunidade de interagir com especialistas e profissionais das áreas relacionadas aos seus trabalhos. Isso não apenas enriquece sua experiência na feira, mas também oferece insights valiosos e possíveis conexões para futuros desenvolvimentos de suas ideias.

A FEBRACE não apenas celebra o talento e a dedicação dos jovens cientistas e engenheiros do Brasil, mas também destaca a importância da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Ao fornecer um ambiente onde os estudantes podem explorar suas paixões, desenvolver habilidades práticas e colaborar com colegas, a FEBRACE desempenha um papel vital no incentivo à próxima geração de inovadores e solucionadores de problemas.

Clique aqui e confira a lista completa de projetos oriundos da rede estadual de educação do RN.