Estudantes da Bahia são classificados para final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Bahia

22.06.2022

Os estudantes do Colégio Estadual Doutor José Carlos Bezerra Carvalho, localizado no município de Paripiranga, foram classificados para a fase final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A grande final da ONHB será realizada de forma presencial na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Com o programa Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) estimula a participação dos estudantes nas olimpíadas do conhecimento em toda a Bahia.
 
Participam da olimpíada, estudantes dos 8º e 9º anos dos ensinos Fundamental e Médio, em grupos compostos por três alunos e um professor. Ao todo, 320 grupos de todos os estados irão concorrer a medalhas de ouro, prata e bronze. A equipe do colégio de Paripiranga, que é composta pelos estudantes Kethlly Souza, Raune Cruz, Maria Helissiane Santana e a professora Elisa Ribeiro, é a única representante da rede estadual de ensino na olimpíada. 
 
Na final, as equipes farão uma prova dissertativa no sábado (20/8). No dia seguinte, serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia festiva, no Ginásio da UNICAMP. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito.
 
A estudante Kethlly Batista Souza,17, 3º ano do Ensino Médio, falou da expectativa para a fase final. “Chegar na final da ONHB com a minha equipe foi resultado de uma jornada extremamente rica em conhecimento e novas descobertas. Sei, acima de tudo, a responsabilidade que é representar meu estado e a escola nessa competição, mas tenho certeza que assim como chegamos até aqui, a minha equipe dará o melhor na final”.
 
A professora de História, Elisa Ribeiro, ressaltou a importância de participar da olimpíada com os seus alunos. “Ser orientadora de uma equipe finalista da ONHB é imensamente recompensante. Antes mesmo da final, já nos sentimos vitoriosos. Uma vitória, sem dúvida, compartilhada não apenas entre nós e os alunos e professores participantes da ONHB da nossa escola, onde tivemos 11 equipes inscritas e três orientadores. Mas sim, entre todos os alunos e professores da nossa rede de ensino, que constroem dia a dia a qualidade da educação no estado da Bahia”. 
 
Sobre a ONHB - A olimpíada é um projeto de extensão da UNICAMP, desenvolvido pelo Departamento de História, por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. As seis fases on-line têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e a realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes, com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.