Estudantes Seduc participam de prova para torneio de programação Seduckathon

Piaui

23.02.2024

Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram da aplicação das provas do torneio Seduckathon 2024, nesta sexta-feira (23). O torneio de programação Seduckathon 2024 vai premiar os melhores projetos com um intercâmbio internacional.

Os testes foram aplicados aos 1.379 estudantes matriculados nos cursos técnicos Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais que se inscreveram no certame e aconteceram de forma presencial em 81 escolas de todo o Piauí. Os alunos tiveram quatro horas, entre 8h30 e 12h30, para responder às 60 questões de conhecimentos específicos e de língua inglesa de múltipla escolha, da prova objetiva.

Os estudantes selecionados na prova objetiva vão elaborar, sob orientação de um Professor, um projeto de programação na segunda etapa, como menciona o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

"Hoje ocorreu em 81 escolas de toda a rede estadual a aplicação da primeira fase do Seduckathon, que é uma prova objetiva em que participaram dessa etapa 1.379 estudantes inscritos. Uma prova que aplica conhecimentos gerais, específicos de tecnologia da informação e de língua inglesa. Dessa etapa sairão os selecionados que vão elaborar projetos de programação voltados para resolver desafios de suas próprias escolas. Vamos selecionar os melhores projetos para participarem do Seduckathon e os vencedores e farão um intercâmbio inédito na história da Seduc para países vocacionados para a área da tecnologia da informação", detalhou.

Um dos polos de aplicação das provas foi o CETI Pinheiro Machado, no bairro Dirceu I, zona sudeste de Teresina, onde 23 estudantes participaram dos testes. Segundo a gestora da escola, Rejane Coelho, os estudantes do tempo integral participaram de uma intensa preparação para as provas do Seduckathon.

“A escola ofereceu todo o suporte e preparação para os alunos participarem desse concurso e terem a chance de ir para os Estados Unidos. Nossos professores se dedicaram e organizaram revisões e simulados para proporcionar essa experiência enriquecedora aos estudantes. Tenho certeza de que essa oportunidade é muito empolgante para todos os envolvidos”, comentou a gestora.

O resultado definitivo classificatório da prova objetiva está previsto para o dia 4 de março.

Seduckathon - A competição de programação Seduckathon é uma iniciativa inédita da Seduc que envolve os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Rede Estadual. Cada escola será representada por um time com cinco alunos, que serão selecionados a partir da pontuação da primeira fase.