Estudantes visitam museus históricos de São Raimundo Nonato como parte das atividades do programa Futuras Cientistas

Piaui

23.01.2024

As estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que foram classificados para a 10ª edição do Programa Futuras Cientistas 2024, acompanhadas da professora, Edina Rezende, visitaram os museus históricos de São Raimundo Nonato para conhecer os patrimônios culturais e arqueológicos da região e como são feitas as pesquisas científicas. As atividades fazem parte das ações determinadas pelo programa.  

As quatro alunas, Maria Rita, Iris Lohanny, Anna Lívia, Maria Fátima, e a professora são do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho de Resende, localizado no município de Boa Hora e conheceram o Museu Zabelê, o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano. 

Participante do Programa, Maria de Fátima descreveu a experiência como enriquecedora.  “Participar do Futuras Cientistas tem nos proporcionado uma experiência enriquecedora. Desde que iniciamos as atividades com esse projeto temos contado com experiências de aprendizado que vão além da sala de aula, temos o incentivo e a inspiração para participar ativamente do programa, explorando o vasto ramo da Ciência”, afirma.

Dentre as atividades da programação estão a participação em palestras on-line e aulas presenciais em instituições de São Raimundo Nonato. Após as visitas e ações realizadas será apresentado um relatório com os resultados obtidos durante todo o mês de janeiro. A apresentação será transmitida no dia 31 de janeiro, no canal do Youtube do Futuras Cientistas. 

Edina Rezende, professora selecionada no Futuras Cientistas, destaca a importância do programa para as meninas e agradece o apoio da comunidade escolar por incentivar a participação delas. “Tem sido uma experiência única que abriu muito o olhar delas para a Ciência. Acredito que isso tornará as aulas bem mais didáticas agora que elas tiveram um contato de como funciona uma pesquisa. Muitas coisas que elas viram nessas visitas já foram temas de questões trabalhadas no Enem, então, acredito que isso irá agregar não só na preparação para a prova, como também na carreira delas e no olhar diferente para a ciência”, frisou.

 O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. 

O programa irá selecionar projetos de trabalhos e instituições parceiras para a realização das atividades de Imersão Científica do Programa Futuras Cientistas, de modo a permitir a participação de pesquisadoras das diferentes Unidades da Federação (UFs) e para ampliar a oferta de laboratórios disponíveis para escolha pelas Participantes em todo o país.