Estudantes publicam na I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar/AL

Sergipe

25.10.2021

Um projeto de incentivo à leitura e escrita proporcionou às estudantes do Colégio Estadual Armindo Guaraná, localizado no município de São Cristóvão, a participação na I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar/AL. As jovens Polyana Souza Santos, Kethlyn Isis Santos e Vitória Camilli Santos produziram poemas com base nos temas de livre escolha. 

A antologia foi construída por diversos escritores de todo o Brasil. De acordo com a professora Cristiane Bispo, que leciona Língua Portuguesa nessa unidade escolar, essa foi mais uma oportunidade para impulsionar os estudantes à produção textual em plena pandemia, de modo que se sentissem motivados a escrever o gênero textual empreendido na obra. A professora orientou as estudantes. que acolheram a ideia, e acompanhou as elaborações poéticas. 

“Cada uma partiu para a discussão de um eixo. A aluna Polyana Souza, do 7º ano, desenvolveu ideias sobre o poder das palavras; a aluna Kethelyn, do 9º ano, expressou suas opiniões sobre o tema racismo; e a aluna Vitória Camilli, que estava no 1º ano do Ensino Médio, elucidou seus sentimentos por meio da abordagem sobre a solidão que é inerente à humanidade”, explicou Cristiane. 

 

Ainda segundo a professora orientadora, foi uma emoção muito grande ver o empenho das jovens escritoras, já que partiu de um convite espontâneo, e elas abraçaram a ideia. “Juntas, produzimos as poesias para a I Antologia do Café Poético e Filosófico de Pão de Açúcar-Al e nos tornamos referência por representar o nosso Colégio Estadual Armindo Guaraná, por meio da produção de jovens mulheres, representantes da literatura sergipana”, concluiu.

Os exemplares da obra foram entregues às estudantes nesta semana, e a jovem Vitória Camilli Santos relata como a iniciativa preenche a sua rotina escolar e transforma perspectivas no presente e no futuro. “O projeto mudou muita coisa em mim. Ele me despertou a vontade de cada vez mais escrever e me mostrou que sou capaz de escrever e de fazer qualquer coisa que eu quiser. Achei incrível esse projeto, ainda mais porque sou aluna de um colégio público, e isso é brilhante, mostra que todos temos a oportunidade de participar, que somos capazes e que não somos excluídos”, contou a jovem.

Para a jovem Vitória Camilli, o Colégio Estadual Armindo Guaraná sempre incentiva os alunos a pensarem em um futuro acadêmico, a nunca desistirem e sempre lutarem pelos sonhos e objetivos. “Eles deixam claro que a educação pode nos levar para lugares incríveis”, completou. E é o que o diretor da unidade, Max Luiz, tem fortalecido ao longo do ano letivo. 

“O Armindo Guaraná tem buscado parcerias que incentivem a leitura e produção de texto por parte dos alunos e alunas. Essa é a primeira de várias outras parcerias que estão por vir. E o intuito é que com esse projeto surjam mais escritores e escritoras, de modo que outros textos sejam publicados. A oportunidade das jovens escritoras contou com o apoio do presidente do Café Poético, Luís Laercio Gerônimo Pereira, e da vice-presidenta do Café Poético, Michele Arruda, organizadores da antologia”, ressaltou o diretor Max Luiz.

Para ler as produções poéticas das estudantes acesse o link https://bit.ly/3B3oI8e