Estudantes unem Matemática e práticas do campo em projeto interdisciplinar no Colégio Agropecuário de Almas

Tocantins

18.08.2025

O Colégio Agropecuário de Almas vem se destacando com o projeto “Raízes do Saber: Plantando Conhecimento no Campo”, uma iniciativa que integra os componentes curriculares de Matemática e Agropecuária em uma proposta prática e inovadora. A ação busca aproximar os conteúdos da realidade dos estudantes do meio rural, utilizando o plantio de culturas típicas da agricultura familiar como cenário para o desenvolvimento de competências matemáticas e técnicas.

Além de promover uma aprendizagem significativa, o projeto também fortalece a educação contextualizada no campo e incentiva o engajamento dos estudantes em sala de aula. As atividades envolveram desde a preparação e demarcação do solo até a análise dos dados de produtividade, representados em gráficos, tabelas e até em uma modelagem 3D criada por um dos estudantes.

Um dos destaques foi a participação de Tarcísio Carvalho De Andrade Linhares, estudante da 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com hiperfoco em tecnologia, ele foi incentivado a contribuir na parte de modelagem digital, criando uma representação em 3D da área cultivada pela turma. Sua participação reforçou o caráter inclusivo da iniciativa e mostrou como cada estudante pode colaborar com seus talentos.

“Eu ajudei no projeto fazendo o desenho da área em 3D. Foi bom usar o computador para mostrar como ficou a fazendinha. Eu gostei porque pude participar do meu jeito e isso ajudou a turma. Fiquei feliz em ver que o que eu fiz também foi importante”, contou Tarcísio.

Outro protagonista da iniciativa foi Riquelmy Souza Campos, também da 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária. Ele atuou na parte de programação, auxiliando na organização dos dados e no apoio ao colega Tarcísio.

“Esse projeto foi muito importante para a nossa turma porque conseguimos aprender Matemática de um jeito diferente, usando o que fazemos no campo. Eu fiquei responsável por ajudar na programação, e também por apoiar o Tarcísio na parte de tecnologia. Ele fez um trabalho incrível no 3D da fazendinha e eu pude ser como a voz dele no grupo. Acho que aprendemos que cada um pode ajudar com o que sabe, e que juntos conseguimos resultados muito melhores”, destacou Tarcísio.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Seduc/Governo do Tocantins