Estudantes usam recursos de programa de robótica educacional durante "Ciência em Show"

Mato Grosso

03.08.2023

Estudantes da Escola Estadual Plácido de Castro, em Diamantino, participaram do projeto Ciência em Show, nessa terça-feira (01.08), no Centro de Eventos Juarez Costa. Eles utilizaram os recursos do programa de robótica educacional, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e programaram protótipos para o desafio de montar o Cubo Mágico em fração de segundos.

O Cubo Mágico é um quebra-cabeça e o desafio é resolvê-lo o mais rápido possível. A mostra desse resultado foi apresentada no evento promovido pela Seduc, em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Diamantino, para demonstrações de experiências em ciências aos estudantes da rede estadual de ensino.

Segundo o coordenador educacional da SIM Inova®, Cainã Godoy, para a montagem do Cubo Mágico, os alunos realizaram um estudo fazendo uso do pensamento computacional para entender o que era necessário para que o robô realizasse a montagem.

“Assim, estabeleceram uma lógica de programação, também chamada de algoritmo. Os procedimentos foram interpretados pelo robô, e o protótipo executou toda a lógica para que o cubo fosse montado”, comentou.

De acordo com o orientador educacional Daniel Rocha, para montar o quebra-cabeça o robô levou em média de 40 a 60 segundos, dependendo do número de cores usadas na montagem. Além do Cubo Mágico, os estudantes também apresentaram outras montagens e protótipos como o ‘break dance’, entre outros.
 
Já o professor Fábio de Oliveira Souza disse que a robótica educacional é uma forma de aprender conceitos de ciências, matemática, programação e outras áreas por meio da construção de objetos. “A robótica estimula o pensamento computacional, a criatividade, a colaboração e a curiosidade dos estudantes. É gratificante participar das aulas de robótica e ver os desenvolvimentos deles”, frisou.

As aulas do SIMROBÓTICA® estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, para as dinâmicas, são utilizados os Chromebooks e os conjuntos educacionais da LEGO® Education. “Com os conjuntos de robótica da Lego, fica mais fácil trabalhar o aprendizado dos alunos em sala”, frisou Fábio.

No evento “Ciência em Show”, além dos estudantes da rede em Diamantino, participaram turmas de Nova Marilândia, Santo Afonso, Nortelândia, Arenápolis, Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nobres e Rosário Oeste. A abertura do evento contou com a presença do diretor regional de Educação, Luiz Henrique Dutra Trentim e toda equipe da DRE.