Tocantins
15.05.2025Estudantes de diversas escolas estaduais passaram pelo estande da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quinta-feira, 14, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), em Palmas. A expectativa é que, até o final da feira, mais de 1300 estudantes visitem o estande da Seduc.
O objetivo do evento é a promoção do desenvolvimento do setor agropecuário, com destaque para as potencialidades do agronegócio, bem como o apoio e divulgação das ações de pesquisa, adaptação, validação e transferência de tecnologias para o setor produtivo.
Da cidade de Santa Rita do Tocantins, a estudante da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Boa Nova, Bianca Soares Maracaípe, visitou a feira e destacou o projeto de meliponicultura da Escola Família Agrícola de Porto Nacional. “Achei o projeto muito interessante, porque faz a gente conhecer coisas novas. Gostei muito da explicação também. Os estudantes estão de parabéns!”, completou.
Outro ponto importante do evento foi a palestra Letramento Climático e Sustentabilidade proferida pelo professor José Luiz Cabral, da Universidade Estadual do Tocantins. Segundo o palestrante, “a palestra busca provocar uma discussão a respeito da preservação e a importância do clima para o meio ambiente equilibrado, envolvendo o jovem, o adulto, bem como toda a sociedade”, finalizou o professor.
Da Escola Estadual Rio Sono, do município de Rio Sono, as estudantes Camila Corsino Rodrigues, 2ª série do ensino médio; e Milena Corsino Rodrigues, da 1ª série, participaram do evento. Elas disseram que foi importante a movimentação sobre sustentabilidade. “Despertar as pessoas sobre a importância de se viver em um ambiente mais equilibrado ecologicamente foi uma das formas de conhecimento que percebi ao passar pelas exposições aqui no estande da Secretaria de Educação”, afirmou Camila, que é irmã de Milena.
Chocadeira Agroecológica de Buriti
A Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo, de Esperantina, apresentou o Projeto Chocadeira Agroecológica: Equipamento construído com materiais recicláveis e naturais, que possibilita a produção de aves de forma acessível e sustentável.
A chocadeira é em formato de caixa quadrangular confeccionada com talo de buriti, uma espécie de palmeira de origem amazônica. A caixa é testada e aprovada para chocar ovos na criação de galináceos, e economicamente mais acessível ao pequeno produtor.
A estudante Ana Lúcia Contaneide Costa, 2ª série do ensino médio Técnico em Agropecuária, da Escola Padre Josimo, comentou sobre a vantagem do produto. “Além de contribuir para um ambiente mais sustentável, a chocadeira é um produto de menor custo financeiro para o pequeno produtor. É possível empreender, utilizando-se dessa ferramenta agroecológica”, pontuou a estudante.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins