Paraná
14.05.2025O XII Seminário do Ensino Médio Paranaense, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio, reúne cerca de cem técnicos e assessores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (seed-PR) e dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) para discutir as transformações em curso no ensino médio estadual.
O evento, promovido na sede da Unicesumar em Curitiba, é pautado pela Lei nº 14.945/2024 (que estabelece a Política Nacional de Ensino Médio no Brasil). Durante o encontro, serão apresentadas as possíveis novas diretrizes para a política educacional do Paraná, com foco na continuidade e no fortalecimento do Novo Ensino Médio. As atividades incluem debates técnicos e oficinas sobre a arquitetura curricular e os princípios pedagógicos que sustentam a reforma.
No contexto do Novo Ensino Médio, o Paraná tem mantido uma postura de continuidade e aprimoramento da política educacional iniciada em 2012. A proposta é consolidar a transição segura e estruturada, respeitando as diretrizes federais, mas valorizando o que já foi construído localmente. A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), enquanto órgão executivo do sistema estadual de ensino, tem apostado em uma base pedagógica sólida — representada pelos princípios educacionais como base da política educacional — e na revisão da matriz curricular, entendida como alicerce para os novos itinerários formativos.
“Alinhar o discurso entre todos os envolvidos na rede é essencial para garantir que as transformações cheguem com clareza às escolas e, principalmente, aos estudantes. Quando a rede fala a mesma língua, o impacto na aprendizagem é mais efetivo”, destacou a coordenadora do evento, professora Vanessa Ruthes.
Durante os três dias de programação, os participantes serão organizados em grupos para atividades simultâneas de formação pedagógica, reforçando o trabalho da seed-PR na preparação dos profissionais da rede. A secretaria também apresentou os materiais do Registro de Classe Online (RCO) e os programas já em andamento voltados à capacitação docente, como o Programa Formadores em Ação.
“Esse tipo de encontro fortalece a coesão entre os técnicos e assessores pedagógicos e garante que todos caminhem na mesma direção. Isso reflete diretamente na sala de aula, no planejamento dos professores e no desenvolvimento integral dos estudantes”, afirmou Anderfabio Oliveira dos Santos, diretor de educação da seed-PR.