Evento sobre cultura nordestina e literatura é promovido pela Escola Professora Maria Bronzeado, em Mangabeira

Paraíba

08.10.2023

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM), Professora Maria Bronzeado Machado, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, realizou na última terça-feira (3), o evento cultural “Nordestinidade: uma manhã de poesia, versos, repente e viola”. A atividade foi para incentivar o estudo da literatura e do cordel e ainda preparar os estudantes para os testes do Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (Saeb).

Os estudantes de todas as séries do Ensino Médio e também do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de apresentações culturais, como a leitura de trechos de cordéis, ao som do violino tocando a música “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Também tiveram apresentações de danças e leituras literárias. O evento contou ainda com a presença do poeta, cantador, repentista, compositor e radialista, Severino Feitosa, que declamou versos e cantorias, acompanhado de sua viola.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Maria Nazaret Araújo, Marilene Freitas e Maria Aleuda Spencer, o projeto foi idealizado para os estudantes praticarem a leitura e o letramento. Além disso, o conhecimento adquirido para as apresentações também foi uma maneira que os profissionais da educação encontraram para preparar os estudantes para as provas do Saeb.

O evento contou ainda com o apoio das gestoras da EEEFM Professora Maria Bronzeado, Maria Hildete e Maria Elizabete e com a presença da gerente da 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE), Wleica Quirino.