Ex-aluno da Rede Estadual ganha bolsa para estudar nos Estados Unidos

Espirito Santo

19.12.2022

O ex-aluno do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI), Professor Fernando Duarte Rabelo, de Vitória, Miguel Chagas Monjardim, de 18 anos, está próximo de realizar seu maior sonho, estudar em uma universidade norte-americana. Ele ganhou uma bolsa para estudar na faculdade Dartmouth College, localizada em Hanover, no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos da América.

Miguel Chagas Monjardim estudou na Rede Estadual de Ensino entre 2019 a 2021, ano que se formou. “Terminei o terceiro ano em 2021 e tirei um ano sabático para me preparar para aplicar para universidades nos Estados Unidos da América. Durante todo meu Ensino Médio participei de diversas atividades extracurriculares, além de manter meu boletim com notas bem altas e desenvolver meu inglês até a fluência. Em dezembro de 2021 fui aprovado para um curso que oferece mentoria para alunos de destaque do Brasil, aplicarem para faculdades americanas. Ao todo, apenas 52 alunos foram selecionados entre os 6.961 aplicantes, sendo a taxa de aceitação de 0,7%”, explicou.

O estudante disse que contou o apoio de toda a comunidade escolar do CEEMTI Professor Fernando Duarte Rabelo. “Tive uma relação muito próxima com a comunidade escolar e com os professores. Além de desenvolver projetos com eles durante meu tempo na escola, dois professores, e também a diretora da época, escreveram cartas de recomendação para as faculdades, como parte do processo de aplicação”, disse.

Ele conta também como irá se manter nos Estados Unidos da América e qual curso pretende fazer. “A bolsa que eu recebi cobre cem por cento do valor da faculdade durante os quatro anos. A faculdade pagará a maior parte da bolsa, sendo $ 83 mil por ano. A universidade aceita o aluno pelo perfil pessoal e acadêmico.  Ao chegar lá, temos até um ano para declarar o curso, e já penso em Ciências Políticas”, destacou o estudante.

Dartmouth College

Dartmouth College é uma universidade norte-americana localizada em Hanover, no estado de New Hampshire. É uma das instituições de maior tradição e respeito nos Estados Unidos da América, sendo uma das 30 escolas mais antigas do país, com sua fundação em 1769.  Dartmouth é uma das Ivy Leagues, grupo de oito universidades mais prestigiadas e conhecidas dos Estados Unidos da América.  Dartmouth foi apontada como a 12ª melhor faculdade dos Estados Unidos, entre as mais de 5 mil universidades.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata