Experiências da Bahia são apresentadas na Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Bahia

20.09.2019

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) foram uma das experiências da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) apresentadas na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, que acontece até o dia 21 de setembro em São Paulo. O encontro é promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, MIT Media Lab e Fundação Lemann e traz na programação palestras, mesas redondas, trocas de experiência, oficinas, mostra interativa, apresentação de pesquisas, entre outros.

Professora e vice-diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Elmara Souza destaca que os centros possuem um papel fundamental para o fortalecimento de uma aprendizagem diferenciada. “Atualmente os Centros Juvenis são referência em Aprendizagem Criativa no Brasil, uma vez que os princípios que a norteiam fazem parte das atividades dos Centros Juvenis”, informou. A professora participou da Conferência, no painel Comunidades Criativas, ao lado do diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), Iuri Rubim. Também esteve presente no evento, a coordenadora dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, Carolina Dória.

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado, em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Serrinha e Irecê.

Além dos Centros Juvenis, a Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira está criando a residência de aprendizagem criativa. “Estas residências são inspiradas nas residências artísticas. A ideia é que os educadores não só participem de cursos ou recebam informações, mas que eles possam vivenciar, ter uma imersão nesta prática”, informou Iuri Rubim. “No próximo ano iremos constituir uma rede de aprendizagem criativa, identificando instituições que já trabalham com a educação nesta perspectiva. Vamos apoiar estes espaços para que os professores possam ficar nestes locais aprendendo e desenvolvendo projetos”, completou o diretor.

O painel de Comunidades Criativas foi mediado por Leo Burd, pesquisador do MIT e contou com a participação de Susan Klimczak, articuladora pedagógica do Programa Learn 2 Teach, Teach 2 Learn Boston, coordenadora do South End Technology Center e do FabLab Boston, o primeiro fablab do mundo.