Exposição fotográfica sobre representatividade negra encerra eletiva em escola de São Mateus

Espirito Santo

14.12.2021

Alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Américo Silvares, em São Mateus, produziram uma exposição fotográfica com textos poéticos, que ocorreu no último dia 03 de dezembro. A atividade fez parte do encerramento das aulas da disciplina eletiva intitulada “A arte da fotografia: click da semiótica poética”.

O objetivo foi apresentar um recorte de atividades para promover o fortalecimento da identidade e representatividade negra. A experiência pedagógica buscou, por meio da fotografia, elementos para refletir sobre as possibilidades de relacionar as imagens captadas com a construção da identidade e da promoção de autores e autoras negros, dando voz e espaço nos processos de ensino-aprendizagem.

De acordo com a professora orientadora da Eletiva, Quitilane Pinheiro, "as ações foram planejadas em quatro etapas. Na primeira, foi abordado o espaço de interação social e de construção de identidade, a partir da leitura das imagens produzidas pelos estudantes participantes no contexto escolar e fora da escola. Na segunda etapa, o projeto visou provocar reflexões teóricas/práticas com a instrução e orientação de captação de imagens, atendendo aos princípios básicos da fotografia. Seguindo para a terceira etapa, os alunos produziram texto poético, que dialogavam com as fotografias, e, na quarta e última etapa, estava a curadoria das imagens captadas durante o processo da eletiva, bem como a exposição das fotografias no espaço escolar", disse.

Os estudantes tiveram contato direto com a arte fotográfica e poética, por meio da produção nos diversos ambientes da escola e, também, fora dela, utilizando câmeras dos próprios celulares, sem auxílio de programas de edição. Durante as atividades, eles tiveram como base os princípios norteadores do currículo do Espirito Santos, que orientam as escolas a mobilizarem recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa para a criação artística, bem como a autonomia, crítica, autoria, o trabalho coletivo e colaborativo nas artes, e, também, a compreensão das relações entre as linguagens.

Para a realização da exposição, os alunos contaram com o apoio da equipe pedagógica da escola, formada por Krisyane Ferreira e Carla Barcelos; da Fundação Renova e da Secretaria da Cultura, por meio do Projeto “Da cor ao preconceito”, com oficinas de formação literária antirracista e de valorização do protagonismo, subjetividade e potencialidades dos estudantes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata