Fanfarras escolares realizam últimos ensaios para o desfile de 7 de Setembro na Bahia

Bahia

06.09.2019

As bandas e fanfarras das escolas estaduais da Bahia estão finalizando os preparativos e ensaios para o tradicional desfile cívico do 7 de Setembro, que celebra os 197 anos da Independência do Brasil. Neste ano, mais de 2.600 estudantes, de 39 unidades escolares da capital e do interior, irão participar dos desfiles em todo o Estado. Em Salvador participarão do desfile, organizado pelas Forças Armadas, seis unidades escolares. 

Este será o segundo desfile do 7 de Setembro para Anderson Silva, 20, 3º, do Colégio Estadual Prof. Carlos Alberto Cerqueira. “Estamos ensaiando todos os dias após as aulas, e eu gosto muito de participar e poder mostrar o meu talento tocando o  trombone”, afirmou o estudante. Já Débora Matos, 16, 9º ano, do Colégio Estadual Polivalente San Diego, disse que está ansiosa para fazer sua estreia no 7 de Setembro. “Vai fazer um ano que estou na fanfarra e estou muito animada para o meu primeiro desfile, no qual irei tocar o instrumento caixa”, revelou.

Para o regente da fanfarra do Colégio Estadual Polivalente San Diego, Robson Oliveira da Costa, a participação dos estudantes no desfile do 7 de Setembro é muito importante. “É um momento muito especial para eles, que se preparam o ano todo para dar o melhor de si. Além disso, é uma forma de reconhecimento musical e cultural pelo fato de ser uma comemoração tradicional”, comentou.

As escolas estaduais de Salvador participantes do desfile são:  Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras; Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho; Colégio Estadual Dinah Gonçalves, de Valéria; Colégio Estadual Luiz Viana, situado em Brotas; Colégio Estadual Prof. Carlos Alberto Cerqueira, localizado em São Caetano; e Colégio Estadual Polivalente San Diego, do Uruguai.

No interior
As fanfarras das escolas estaduais do interior do estado também estão no mesmo ritmo de preparação para o dia do desfile. Dentre as 33 escolas participantes, destacam-se: Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP), localizado em Xique-Xique; Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, localizado em Barra; Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Ilhéus; Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro; Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro e o Centro Territorial de Educação Profissional Santa Rita de Cássia (CETEP), em Santa Rita de Cássia.