Feira cientifica discute sustentabilidade com alunos da EJA em Cachoeiro de Itapemirim

Secretaria de Estado da Educação do ES

24.09.2019

Com o tema “O Brasil que queremos: consumo consciente e alternativas inovadoras”, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Quintiliano de Azevedo, em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolve Feira Cientifica com os alunos da Educação de Jovens e Adultos. A ação, realizada durante a última quarta-feira (18), contou com a participação de toda a comunidade escolar.

A escolha do tema teve como objetivo provocar uma reflexão crítica quanto ao consumo exagerado e a necessidade de fortalecer ações em prol da sustentabilidade. A mostra de trabalhos enfatizou formas alternativas e inovadoras de melhor aproveitamento dos recursos naturais e matéria prima em geral, por vezes descartadas, vindo ao encontro da construção de uma Educação integral que vai além do conhecimento, avançando para a aplicabilidade do mesmo.

De acordo com a direção escolar, as apresentações mobilizaram além das competências e habilidades cognitivas, as socioemocionais, abordando atitudes de solidariedade, protagonismo, autonomia, cooperação e sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive.

A estudante Letícia Griffo conta que ficou muito impressionada com tudo que foi apresentado: “a bateria com lata de refrigerante e fio de cobre dentro da água com cloro me surpreendeu”.

Já a professora de Língua Portuguesa, Marta Demartini Santos, explicou que tais iniciativas estimulam a maior participação dos estudantes. “O tema foi muito adequado porque permitiu explorar muitos saberes. As apresentações dos alunos ficaram ótimas. Percebo que um trabalho como este estimula bastante os alunos porque eles gostam de sair da sala de aula, de ir para a prática”, disse.